TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRA CULTURA

Exames: CONTRA CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

O Ser humano, sempre em evolução, passa por processos onde sempre adquire novas maneiras de agir, pensar e se comportar. São coisas que com o tempo, está tão absorvido pela pessoa, que já faz parte dela tal comportamento ou pensamento.

Nasci assim, pensando assim, e vou morrer assim. Mas quem impôs essa condição?

Vamos hoje em dia, diversos tipos de culturas pelo mundo através dos meios de comunicação. O que para um grupo é considerado “terrível” para outro grupo é “totalmente normal e aceitável”.

Cada grupo tem sua integridade própria, seu próprio sistema de valores e seus costumes. Não podemos definir graus de cultura: uma avançada, outra atrasada, melhor e pior. Todas são diferentes, tem suas características particulares.

Dentro de uma cultura encontramos subculturas que é um segmento onde este grupo compartilha um padrão de normas, valores e costumes que diferem da sociedade maior onde está incluída. Os membros da subcultura, participam do grupo geral, mas tem características do seu subgrupo, por exemplo os Ciganos, Negros, Homossexuais e etc.

Todos os grupos culturais apresentam suas diferenças, seus comportamentos, e com isso é muito fácil julgar a outra sociedade por suas ações diferentes da cultura vivenciada. A tendência é sempre achar que a própria cultura é superior e melhor a cultura do outro. Isso se chama Etnocentrismo.

E Então, a contracultura é uma maneira de um grupo se manifestar contra as normas e valores da sociedade onde se vive, buscando assim maneiras de vida alternativa. De um modo geral, o que querem é mudar a cultura dominante daquele local, mesmo que muitas vezes eles adotem postura isolacionista. Em uma contracultura é criado uma subcultura da cultura vivida, para se opor fortemente a maioria dos costumes, normas e valores da sociedade, onde esta inserida.

Temos como exemplo o Homossexualismo. Ao longo da história os aspectos s da homossexualidade foram tolerados ou condenados, de acordo com as normas sexuais nas diversas culturas e épocas em que ocorreram. Quando condenados, eram considerados um pecado ou algum tipo de doença, sendo, em alguns casos, proibidos por lei. Desde o século XX a homossexualidade tem sido gradualmente desclassificada como doença e descriminalizada em quase todos os países desenvolvidos e na maioria do mundo ocidental.

Hoje em dia, existem grupos de apoios, eventos e lutas pela legalização do casamento gay. Um grupo onde que ocupar seu espaço na sociedade e continuar mudando a cultura preconceituosa e irracional, onde não entende que realmente importa é a pessoa ser feliz. Com quem ela quer viver ou ser feliz, isso realmente não importa. É isso que eles pregam em seus movimentos para conscientização e mudança de comportamentos homofônicos.

O nosso segundo exemplo são os Skinheads. Skinheads é uma subcultura juvenil, que possuem aspecto musical e também estético e comportamental. Os skinheads se originaram na década de 1960, no Reino Unido, constituído em sua maioria por brancos e negros (imigrantes jamaicanos), reunidos pela música (ska, reggae, rude boys, etc.).

Um skinhead pode ser tanto um garoto quanto uma garota que têm afinidades e se sente bem com essa cultura. Apesar de a expressão skinhead ser traduzida como “cabeça pelada”, há skins que não seguem esse modelo, podem ter mais cabelo do que muitos que não são skins e se vestir totalmente contrário ao estilo mostrado pela mídia.

A cultura skinheads da década

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com