TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL

Por:   •  14/10/2020  •  Abstract  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

INTRODUÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL

PROFESSORA: CARLA DE A. MEDEIROS LIMA

BRENDA ANIELLE FERREIRA PEREIRA DA SILVA

ERYK BRUNO SANTOS E SILVA

GABRIELA FLORA FERREIRA DE ALBERTIM

LUIZA DE PAULA PINTO E SILVA

ATIVIDADE PARA O 1ºGQ

1- PAPÉIS DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

É notório que com o decorrer do tempo, o psicólogo organizacional e do trabalho vem desempenhando uma série de papéis dentro das instituições e que vem ampliando-se a cada dia, tendo em vista a crescente demanda que a área organizacional vem exigindo dos profissionais, e com isso, o psicólogo tem ampliado sua atuação no segmento. Dentre os papéis do psicólogo na área organizacional e do trabalho, podemos destacar as áreas tradicionais e modernas, sendo as tradicionais a seleção de pessoal, uso de testes psicológicos para regulação dos trabalhadores aos seus respectivos cargos, treinamento e avaliação de desempenho, ou seja um trabalho mais fixo a técnica. Já nos papéis modernos, vem em ascensão a aproximação com diferentes áreas, podendo ser promovido então os trabalhos de planejamento e execução de projetos, diagnósticos situacionais, e também as funções de assessoria e consultoria.

2- RECURSOS/TÉCNICAS UTILIZADAS

O psicólogo tem um grande leque de possibilidades em que pode atuar na área organizacional, assim como diversas técnicas que podem ser utilizadas em sua prática. Ele pode atuar em equipes multiprofissionais, aplicando métodos como entrevistas, testes psicológicos (que só podem ser aplicados por um psicólogo formado), pesquisas dentro da própria empresa, provas e dinâmicas de grupo. Técnicas como  essas auxiliam o profissional a identificar, por exemplo, candidatos mais adequados ao desempenho de uma determinada função. Assim como podem também auxiliar as decisões do RH quando é tratado da motivação, do incentivo, da movimentação de pessoal, do treinamento, seleção e capacitação de pessoal. Sempre buscando promover a  saúde do trabalhador e a auto-realização no trabalho por meio da co-gestão.  

3- SERVIÇOS PRESTADOS

A psicologia organizacional e do trabalho registra uma larga abrangência quanto ao serviço prestado. O psicólogo organizacional, além de observar o comportamento humano, deve estar imbricado em reconhecer como os comportamentos estão influenciando na sistemática da organização, observando o que está sendo prejudicial e reforçando aquilo que está sendo positivo para otimizar a qualidade de vida da empresa e do trabalhador, proporcionando um ambiente saudável. Ao falar de observação não estamos restringindo ao que apenas pode ser visualizado concretamente, mas também de intenções subjetivas, dimensões implícitas aliadas ao comportamento cognitivo e afetivo. Deve, portanto, estudar os fenômenos que circulam o universo grupal e individual do campo do trabalho, elaborando teorias e pesquisas e aplicando-as à prática. Segundo as atribuições profissionais do psicólogo no brasil e de acordo com a regulamentação feita pelo conselho federal de psicologia de 17 de outubro de 1992, estão convencionados vinte serviços que podem ser prestados pelo psicólogo organizacional, entre eles a: elaboração de palestras motivacionais, aconselhamento e  treinamento de pessoas, pesquisa do clima organizacional, avaliação de potencial e realização de pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com