TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Dissertações: Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO:

Há consenso no meio empresarial sobre o fato de que empregados satisfeitos produzem mais e, consequentemente, alavancam os resultados da empresa. Baseado nesse pressuposto existe um conjunto de sistemas destinados a provocar a satisfação dos empregados. Esses mecanismos vão desde a distribuição de parte dos resultados da empresa ao tradicional “muito obrigado”. A pesquisa de clima organizacional permite estudar a cultura da empresa e medir o grau de satisfação dos empregados em seus diferentes aspectos: supervisão exercida e feedback realizado, remuneração, desenvolvimento profissional e o trabalho em si.

O conceito de motivação - no nível individual – conduz ao de clima organizacional – no nível de organização. Os seres humanos estão constantemente engajados no ajustamento a uma variedade de situações, no sentido de satisfazer suas necessidades e manter um equilíbrio emocional. Isto pode ser definido como um estado de ajustamento. É a frustração dessas necessidades que causa muitos dos problemas de ajustamento. Como a satisfação dessas necessidades superiores depende particularmente daquelas pessoas que estão em posições de autoridade, torna-se importante para a administração compreender a natureza do ajustamento e desajustamento das pessoas. O ajustamento varia de uma pessoa para outra e dentro do mesmo indivíduo, de um momento para o outro.

INTRODUÇÃO:

Diante do cenário cada vez mais competitivo e turbulento em que as empresas si inserem nos dias atuais, cada vez mais é necessário que o empresário saiba lidar da melhor maneira possível com os imprevistos, se antecipando a eles e visando a melhor e mais eficiente solução para tais. O que possibilita que os empresários e gerentes empresariais notem a real situação empresarial é fazer uma analise organizacional. A tarefa de supervisionar o sistema gerencial se torna, em meio ao ambiente empresarial, uma medida estratégica para a correta tomada de decisões.

Se compararmos o longo período em que as empresas foram geridas pela lógica taylorista com a fase atual, vamos verificar a brutal mudança das expectativas em relação ao perfil, à utilização das competências e ao desempenho dos trabalhadores.

Em relação aos antigos conceitos tayloristas com os padrões utilizados contemporaneamente, o que mais se modificou foi o conceito de controle. Nos tempos antigos, o empregado era severamente observado e sufocado, nos dias atuais esse padrão se modificou e o que é fortemente levado em conta são os resultados produzidos mediante tal trabalho realizado.

Se a empresa espera a efetiva contribuição de seus empregados no alcance dos resultados do negócio, deverá cuidar para que eles estejam felizes e satisfeitos no ambiente de trabalho. Quanto mais otimista for a expectativa que os dirigentes têm da participação dos trabalhadores, maior será a necessidade de garantir um excelente clima organizacional.

Um bom clima organizacional nada mais é do que uma forma de compensar o esforço feito pelos funcionários em meio a busca de melhores resultados para as empresas.

CONCEITO DE CLIMA ORGANIZACIONAL:

Segundo Chiavenato (2008) toda organização possui Clima Organizacional que é constituído pelo meio interno, ou seja, uma atmosfera psicológica própria de cada uma delas. Esse Clima Organizacional está relacionado com o moral e a satisfação daquilo que os membros têm por necessidades, podendo ser: saudável ou doentio, quente ou frio, negativo ou positivo, satisfatório ou insatisfatório. Está sujeito ao estado em que cada membro se sente em relação à empresa.

O clima de uma organização é definido como a forma de comportamento dos seus recursos humanos diante dos diferentes aspectos internos e externos, que se apresenta de forma diferenciada em cada período. Esses aspectos dizem respeito aos conflitos, aos fatores positivos e negativos e aos fatores externos à organização.

Analisando as definições dos diversos autores, verifica-se nas diferentes abordagens que o clima organizacional é proveniente da cultura da organização, sendo refletido no ambiente que se apresenta. Os membros das organizações e seus estados de ânimo são os indicadores do grau de qualidade desse ambiente, aferido por meio da percepção dos sentimentos, motivação e desempenho. O resultado desse clima afeta, de forma positiva ou negativa, em determinado período, o comportamento das pessoas e sua satisfação ou insatisfação em relação ao trabalho.

O FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES:

As pessoas constituem o principal ativo da organização, a partir disso torna-se necessário que as organizações visem o bem estar de seus funcionários como um de seus fatores primordiais.

De acordo com Chiavenato “as pessoas passam a significar um diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial”.

As pessoas aparecem como um fator de alta relevância para a competitividade e, consequentemente, devem ser gerenciadas de forma bastante cuidadosa. Os elementos dos programas relacionados com o desenvolvimento dos indivíduos dizem respeito, sobretudo ao alcance do bem-estar pessoal, pelo equilíbrio entre as características do profissional, no que se refere ao nível de complexidade do trabalho, e os desafios encontrados.

POR QUE AVALIAR O CLIMA ORGANIZACIONAL:

Vários fatores são de grande importância para avaliar o clima organizacional de uma empresa. Dentre eles os que mais devem ser levados em conta são:

- O trabalho desempenhado pelo funcionário.

- A integração entre os departamentos.

- O relacionamento entre os funcionários.

- O salário.

- A supervisão por meio dos superiores.

- A comunicação entre patrão e funcionário.

- A estabilidade no emprego.

- O progresso na carreira.

- O relacionamento interpessoal.

- Os benefícios concedidos ao funcionário.

- As condições físicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com