TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comente sobre os princípios de gestão da qualidade

Resenha: Comente sobre os princípios de gestão da qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Resenha  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

adsadfdsafsdafComente sobre os princípios da Gestão da Qualidade (foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua

Para conduzir e operar com sucesso uma organizaçào, é necessário dirigi-la e controlá-la de maneira transparente e sistemática. O sucesso pode resultar da implementação e manutenção de um sistema de gestão concebido para melhorar continuamente o desempenho, levando em consideração, ao mesmo tempo, as necessidades de todas as partes interessadas. A gestão de uma organização inclui, entre outras disciplinas de gestão, a gestão da qualidade.

Foco no Cliente –É o cliente quem define os requisitos quem define os requisitos que deseja e estabelece os padrões de qualidade. A organização depende dos clientes, sendo assim, devemos atender as necessidades atuais e futuras dos clientes, os seus requisitos, e procurar exceder as suas expectativas. Liderança - Os líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da empresa, para alcançarem objetivos, Convém que criem e

mantenham um ambiente interno no qual as pessoas se tornem engajadas na obtenção dos objetivos da organização.

Envolvimento das pessoas - As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização. O efetivo engajamento dessas pessoas permite a utilização das suas habilidades para o benefício da Aplicado na gestão operacional: “melhora o desempenho da organização com o objetivo de atender as necessidades dos clientes”.

2º Princípio: Liderança – o líder precisa envolver seus liderados para que os propósitos e objetivos da organização possam ser alcançados. Desta forma, deve apresentar características proativas e ser exemplo de liderança. Também deve ser conhecedor do ambiente externo para conseguir responder às mudanças. Como o líder é um gestor de pessoas, deve saber entender suas necessidades, gerando forma comprometimento de seus liderados e construindo uma relacionamento de confiança com os mesmos, o que levará ao alcance dos objetivos e metas da organização, através da implementação de estratégias.

Portanto, o líder tem a missão de estabelecer e comunicar onde a organização pretende chegar através da formulação de estratégias e políticas que traduzem a visão e as metas da organização, delegando poder e envolvendo as pessoas através da motivação e capacitação, para que as metas sejam alcançadas.

Aplicado na gestão operacional: “delega poder e envolvimento das pessoas para alcance dos objetivos organizacionais”.

3º Princípio: Envolvimento das pessoas – pessoas são o cerne da organização e suas habilidades contribuem para o desenvolvimento da mesma. As pessoas devem envolver-se com os problemas da organização, contribuindo para sua melhoria através do desenvolvimento de seu potencial. Todos devemos buscar a oportunidade de desenvolvermos nossas competências e habilidades e compartilhá-las com a equipe, contribuindo efetivamente para a melhoria da organização.

Aplicado na gestão operacional: “pessoas são envolvidas na tomada de decisões e em processos de melhorias”.

4º Princípio: Abordagem de processo – o gerenciamento eficiente do processo trará benefícios para a organização, mas para isso deverão ser muito bem definidos, através do controle de suas entradas e saídas, sua interação com os outros departamentos da organização, definindo claramente os responsáveis pelos processos e levando-se em conta tanto o cliente interno como o externo, fornecedores e outras partes interessadas no processo.

Quando uma organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com