TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complexo De édipo

Dissertações: Complexo De édipo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 3

Complexo de Édipo

O complexo de Édipo é mais uma das grandes descobertas de Freud, essa teoria foi de extrema importância para desenvolvimento da Psicanalise. O nome Édipo vem de uma tragédia grega muito conhecida, escrita por Sófocles em 427 a.c., trata-se da história de um homem que mata seu pai e toma sua própria mãe como esposa.

De acordo com GARCIA-ROZA (1994), Freud começou essa descoberta a partir da autoanálise e da analise de seus sonhos, na qual se comunicava através de cartas com Wilhelm Fliess, no começo Freud ainda não chamava essa teoria de complexo de Édipo, essa referência só veio a ser feita algum tempo depois, Freud também não fazia distinção do formato positivo e negativo do complexo.

Então para que possamos entender melhor esse assunto vamos analisar o conceito do complexo de Édipo, que segundo LAPLANCHE e PONTALIS (1992) é definido como um:

Conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança sente em relação aos pais. Sob a forma dita positiva, o complexo apresenta-se como na história de Édipo-Rei: desejo de morte do rival que é a personagem do mesmo sexo e desejo sexual pela personagem do sexo oposto. Sob a forma negativa, apresenta-se de modo inverso: amor pelo progenitor do mesmo sexo e ódio ciumento ao progenitor do sexo oposto. Na realidade, essas duas formas encontram-se em graus diversos na chamada forma completa do complexo de Édipo. Segundo Freud, o apogeu do complexo de Édipo é vivido entre os três e os cinco anos, durante a fase fálica; o seu declínio marca a entrada no período de latência. É revivido na puberdade e é superado com maior ou menor êxito num tipo especial de escolha de objeto. O complexo de édipo desempenha papel fundamental na estrutura da personalidade e na orientação do desejo humano. Para os psicanalistas, ele é o principal eixo de referência da psicopatologia; para cada tipo patológico eles procuram determinar as formas particulares da sua posição e da sua solução. A antropologia psicanalítica procura encontrar a estrutura triangular do complexo de Édipo, afirmando a sua universalidade nas culturas mais diversas, e não apenas naquelas em que predomina a família conjugal.

Após a leitura do conceito, podemos entender que o complexo de Édipo é estruturado pelo sentimento de amor e ódio, onde ele apresenta amor ao sexo oposto e hostilidade ao sexo semelhante, o complexo ocorre entre 3 e 5 anos de idade, durante a fase fálica, e é em torno do complexo de Édipo que acontece a estruturação da personalidade e sexualidade do indivíduo. Apesar de em um primeiro momento darmos um formato especifico para o complexo de Édipo, ele também pode se dar na forma negativa ou completa, no formato negativo o quadro se inverte e o objeto de desejo passa a ser a pessoa do mesmo sexo, e seu rival o sexo oposto, já na forma completa, o individuo vivencia os dos sentimentos, a hostilidade e o amor, porem dirigidas somente a uma figura, paterna ou materna. Através dessa pesquisa, nós nos deparamos com a explicação da forma negativa e da forma completa do complexo de Édipo, porém, não conseguimos entender exatamente qual o resultado desses formatos, sabemos apenas que é a partir deles que definimos nossa sexualidade, logo preferimos não aprofunda-los em nossa explicação e apenas informar sua existência.

Outra informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com