TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento reflexo

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

PROFESSOR: ANDRÉ VELOSO

ALUNOS: DÉBORA TAINÁ E MIGUEL CORREIA

CURSO: PSICOLOGIA 2015.2            TURNO: NOTURNO

BOTOMÉ-SAULO, I. SEÇÃO 2 – Condicionamento Clássico ou Respondente. Análise e Modificação do Comportamento. Palhoça, UnisulVirtual, 2008.

. Cap. 2, p. 50-56

Comportamento Reflexo e Condicionamento

   Comportamento reflexo são respostas induzidas por estímulos anterior do ambiente. Dentro deste pressuposto eventos ambientais eliciam respostas do organismo que não dependem de aprendizagem, para que ocorra o mesmo é necessário que haja um estimulo e uma resposta, ou seja, não há resposta sem o estimulo, cujo responsável por essa incrível descoberta nomeia-se de Pavlov. As descobertas do mesmo trouxeram contribuições importantes para a Psicologia e para a compreensão do fenômeno psicológico. A palavra reflexo não se referia ao comportamento integralmente, mas enfatizava uma das relações que compõem o comportamento: a relação entre a classe de estímulos antecedentes e a classe de respostas (p.55).

   É importante ressaltar o experimento mais importante que foi primordial para os estudos de Pavlov, o reflexo de salivar em cães, quando o alimento era trazido para os mesmo, eles salivavam apenas quando o alimento era colocado em sua boca, após algumas tentativas, Pavlov observou que os cães já estavam, salivando ao ouvir os passos do experimentador, que trazia o alimento. Ele notou que o comportamento necessitava de uma historia antecedente para acontecer, nomeando de reflexo condicional. Até então os passos do pesquisador era considerado um evento neutro e se tornou um estimulo condicionado. A partir disso Pavlov relacionou o som de uma campainha com o alimento, assim o soar da campainha ganhou propriedade de provocar a salivação no cão.

   Pavlov atribuiu o condicionamento respondente a uma função do cérebro, mas ele não demonstrou nenhuma relação experimentalmente entre o comportamento e o cérebro (MILLENSON, 1975). Os experimentos de Pavlov enfatizaram a historia da Psicologia, abrindo portas para que outros teóricos constituíssem um grande avanço na ciência do comportamento, como exemplo Skinner.

        

   

   

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (469.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com