TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnografia - UM OLHAR SOBRE OS PAPÉIS DE BANDEJA PRESENTES EM ESTABELECIMENTOS ALIMENTÍCIOS E O COMPORTAMENTO HUMANO DURANTE AS REFEIÇÕES EM LOCAIS PÚBLICOS

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 13

Gabriel Antônio G. do Carmo C. Oliveira

Vitor Fernandes Horta

TRABALHO ETNOGRÁFICO

“UM OLHAR SOBRE OS PAPÉIS DE BANDEJA PRESENTES EM ESTABELECIMENTOS ALIMENTÍCIOS E O COMPORTAMENTO HUMANO DURANTE AS REFEIÇÕES EM LOCAIS PÚBLICOS”

Esse relato etnográfico tem a intenção de mostrar o comportamento humano e as interações interpessoais na hora das refeições em locais públicos

  1. Introdução

Às vezes passam despercebidos, alguns são mais elaborados, outros são simples, sem nenhum atrativo. Os papéis que servem para forrar as bandejas em fast foods, bares, restaurantes, pizzarias, dentre outros estabelecimentos alimentícios, estão presentes no dia a dia de milhões de brasileiros. Cada pessoa observa e interage de alguma forma com esses papéis.

Durante as semanas de observação e elaboração da etnografia, foi possível registrar as diferentes reações dos consumidores, como o que cada pessoa faz durante as refeições, a idade, classe social, emprego, dentre outros fatores que serão discorridos durante o trabalho, e como esses fatores são determinantes para ter-se uma outra visão sobre algo tão simples, porém muito peculiar, como um papel de bandeja.

O campo de pesquisa do trabalho foi limitado a alguns estabelecimentos, predominantemente fast foods, onde as bandejas são mais utilizadas. São eles: McDonald’s (Av. Afonso Pena, BH Shopping e Boulevard Shopping), Burger King (Boulevard Shopping), Boca do Forno (PUC Minas),Patroni Pizza (Boulevard Shopping) e Belleus Lanches (São Gonçalo do Rio Abaixo).

Esses papéis, além de forrar uma bandeja, possuem um valor social, como provam alguns personagens presentes no trabalho, mostrando que algo trivial como os objetos em estudo, podem se transformar em histórias realmente interessantes.

A observação para análise e realização do trabalho etnográfico foi feita tanto em dias úteis, como em fins de semana. Foram visitados diversos estabelecimentos, tais como: McDonald’s da Avenida Afonso Pena nos dias 28/03 (noite), 04/04 (tarde), 16/04 (tarde), 04/05 (noite) e 13/05 (tarde); Burger King, McDonald’s e Patroni Pizza do Boulevard Shopping, nos dias 01/04 (tarde), 08/04 (tarde), 15/04 (tarde), 09/05 (noite) e 16/05 (noite); na lanchonete Boca do Forno da PUC Minas, nos dias 14/04 (manhã), 23/04 (manhã), 24/04 (manhã), 07/05 (manhã e tarde), 18/05 (noite) e 19/05 (tarde); no Belleus Lanches, nos dias 17/04 (tarde), 30/04 (tarde) e 08/05 (tarde)

  1. Os papéis de bandeja no McDonald’s

  1. McDonald’s da Avenida Afonso Pena

A Avenida Afonso Pena possui um McDonald’s que divide espaço com a Drogaria Araújo. O local tem um amplo estacionamento com capacidade para cinquenta carros e possui um sistema de drive thru, no qual o cliente tem a opção de fazer o pedido sem sair de seu veículo. O estabelecimento funciona todos os dias, das nove 9h da manhã até as 23h. O fast food conta com uma equipe de doze funcionários, distribuídos em diversas funções, como limpeza, cozinha, e atendentes, tanto de caixa, como de drive thru.

As pessoas que frequentam o local são em sua maioria, pessoas que trabalham por perto. Com uma faixa etária bem variada, o público vai desde crianças até idosos. Nos fins de semana ocorre uma mudança no público predominante, onde a maioria passa a ser de jovens com idade entre 16 a 24 anos, devido ao fato de muitas dessas pessoas saírem a noite para festas, e antes de irem de fato, passam pelo McDonald’s, por estarem já no caminho e por ser uma opção rápida de lanche.

Durante a observação realizada durante alguns dias no período da tarde e outros no período da noite, foi possível constatar que as pessoas mais velhas, depois de lancharem, em sua maioria, pegavam a bandeja e despejavam o lixo nas lixeiras instaladas no local, enquanto os jovens apenas as deixavam em cima das mesas.

        O McDonald’s é conhecido, além de seus hambúrgueres, pelos seus papéis de bandeja, que contêm sempre algum atrativo para o cliente. Seu conteúdo varia entre curiosidades e até mesmo desafios. No período observado, os papéis faziam referência às Olimpíadas, uma vez que o Rio de Janeiro será sede dos jogos no ano que vem. Histórias, estatísticas e personagens dos jogos olímpicos compunham os papéis.

        As pessoas que frequentam esse McDonald’s, em sua maioria, estavam sempre com pressa. Muitos não davam atenção para os papéis das bandejas. Porém, outro fato interessante constatado foi de que algumas crianças, antes de irem embora, retiravam o papel da bandeja para levarem para casa. Algumas mães que acompanhavam os filhos disseram que isso era um hábito, algumas falaram que eles gostavam de ler em casa e outras comentaram que era para ajudar nas tarefas de recortes na escola.

        Nesse estabelecimento, os clientes se vestiam de modo mais informal, o uso de chinelos era algo comum. Mulheres e homens faziam o uso da calça jeans.

        Outro fato observado foi a quantidade expressiva de estudantes que, ao saírem da escola, almoçavam por lá. Um estudante comentou que já havia virado rotina, todos os dias após as aulas. Ele e um grupo de amigos pegavam o MOVE até o local, atravessavam a passarela e faziam um lanche antes de retornarem para casa. Nenhum dos estudantes observados sequer olhou para os papéis de bandeja e a maioria não retirou o lixo da mesa ao acabar a refeição.

  1. McDonald’s do BH Shopping e Boulevard Shopping

Diferentemente do fast food da Avenida Afonso Pena, o McDonald’s agora em questão é integrado ao BH Shopping, na praça de alimentação. Divide espaço com diversos restaurantes e é frequentado por pessoas que estão passeando pelo shopping. Por ser um shopping mais afastado da cidade, as lojas possuírem um preço mais alto para quem quiser consumir e o estacionamento ser mais caro, o local acaba por ser frequentado por pessoas com um poder aquisitivo maior.

Os frequentadores do BH Shopping, geralmente, usam roupas com caráter mais formal. O ambiente possui ar condicionado e muitas mesas espalhadas pela praça de alimentação. É um local barulhento, muitas pessoas conversando, rindo e crianças gritando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (410.1 Kb)   docx (238.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com