TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Autocrático Democrático Liberal

Tese: Comportamento Autocrático Democrático Liberal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

Nos primeiros estudos feitos por Taylor e Fayol, Teoria clássica era considerada uma autoridade formal que tinha sua obrigação para com os subordinados, observa se que em seus trabalhos o tema de liderança não fora tratado, somente por volta de 1930 com o advento da Teoria das Relações Humanas (Mayo), verificou que em uma organização as pessoas possuem sua importância bem como seu estado físico e psicológico, na qual quais fatores ajudariam para melhorar o rendimento destes na empresa, (Kwasnicka, 1991).

Ao identificarem que a “organização informal”, baseada em relações de amizade e interações não planejadas, pode existir lado a lado com a organização formal, concebida nos “planos” definidos pela administração, os estudos causaram um importante abalo à teoria clássica da organização. Esses estudos mostraram bem claramente que as atividades de trabalho são tanto influenciadas pela natureza dos seres humanos como pelo planejamento formal e que os teóricos organizacionais devem prestar muita atenção ao elemento humano (Morgan, 1996, p.45).

A teoria das relações humanas teve três estilos de liderança, o autocracia que o líder orientava a produção dizendo o que deveria fazer como fazer por base da teoria da administração cientifica, e a outra a democrático onde o líder procura ter uma relação interpessoal com a o grupo envolvendo todos na execução da tarefa para um resultado satisfatório e o liberal que um líder um tanto quanto incomum pois não participa ativamente das atividades de um grupo a não ser se seja solicitado.

Varia do mais autocrático ao mais liberal, intermediado pelo estilo democrático, conforme a pesquisa encabeçada por Lewin (1939).

Comportamento Autocrático Democrático Liberal

Objetivos O líder fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo. As diretrizes são debatidas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder. Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder

Atividades As providências e as técnicas para a execução das tarefas são determinadas pelo líder. O grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder se necessário. O líder assume técnicas e providências para a consecução das tarefas quando solicitado. A participação do líder é limitada.

Divisão das tarefas O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar, como também seu companheiro de trabalho. A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo. Cada membro escolhe seu companheiro de trabalho. O líder não participa em nenhum momento da divisão de tarefas ou escolha do companheiro de trabalho, que fica completamente a cargo do grupo.

Feedback O líder é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. O líder procura integrar-se ao grupo, em espírito, sem encarregar-se muito das tarefas, o líder é “objetivo” e limita-se aos fatos em suas críticas e elogios. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. Pronuncia-se somente quando perguntado.

Quadro 1: Estilos de liderança.

Fonte: adaptado de Chiavenato, 1993

Sem menos não podemos esquecer-nos da teoria dos traços pesquisas realizadas por Warren Schimid, o estudo destacou 225 valores, traços e características diversas, podemos considerar que um líder é uma pessoa que possui uma série de características que se destacam bem como honesto, competente, possui uma visão holística, e sejam inspiradores de outrem, o líder é aquele que tem uma posição firme e que influencia um grupo para alcançar um objetivo de forma natural e sucinta, alguns exemplos como os juízes, prefeitos, presidentes, e governantes.

Após esta teoria fundou se conceitos como motivação, comunicação, e liderança entre os grupos, comunicação e liderança entre os grupos. Na década de 60 com a Teoria do Desenvolvimento Organizacional o ambiente de trabalho teve seus olhares voltados para os valores morais, no quais são, valorização, auto realização, tarefas desafiadoras entre outras.

A palavra liderar vem do inglês, to lead, que significa, entre outras coisas, “conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, capitanear, atravessar”. O registro essa palavra está datado em 825 d.C, com o tempo podemos perceber que as empresas se voltaram para terem um ambiente de clima harmonioso e que motiva se seus colaboradores, assim desenvolviam um trabalho com eficiência e eficácia, o papel de um líder nessas organizações é indispensável, tendo em vista que um bom líder poderá trazer benefícios múltiplos à empresa destacando se por sua desenvoltura junto aos outros trabalhadores em conjunto para obter resultados positivos.

A empresa é constituída por pessoas e essas por sua vez são peças valiosas na empresa, sabemos que somos influenciados e influenciamos muitas pessoas, o líder depende e confia em seus colegas para que desenvolvam suas tarefas de forma certa e competente, é bem mais que autoridade, é uma capacidade de uma pessoa influenciar uma ou mais para agir de certa forma para atingir o objetivo proposto. Segundo Luz (2008), o clima organizacional pode ser classificado em duas categorias, conforme abaixo:

• Bom: Quando o clima é harmonioso, alguns funcionários indicam parentes e ou amigos para trabalhar na empresa, estão satisfeitos e a empresa obtém uma rotatividade menor.

• Prejudicado ou ruim: quando o trabalhador não se sente familiarizado, não gosta de estar e sente vergonha da empresa ou do que faz, trazendo uma rotatividade maior e um clima prejudicado à empresa.

Devemos observar como anda o clima organizacional, o líder como peça chave na empresa deve ter uma comunicação boa com os subordinados para compreender suas frustrações e saber trabalhar com ela em prol da empresa.

Quando falamos em liderança nos referimos a uma pessoa que gosta de se relacionar com outras, é uma pessoa que sabe o que fazer, como fazer, e porque fazer, se auto conhece suficientemente, pois sabe que esta lidando com pessoas e este profissional não pode deixar seu ego o levar, trabalha o melhor de cada um, motiva todos seus colaborador, agrega valor, forma bons profissionais, trabalha com o medo dos outros, é uma pessoa firme e positiva, procura resultados, orientador, assertivo na tomada de decisões, possui boa comunicação, tem empatia, imparcial, dinâmico, trabalha em equipe e possui visão holística .

Estudos relatam que o tema liderança se faz presente desde 1300, como afirma Filder:

“a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com