TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender o Behavorismo – Willian M. Baun

Por:   •  9/9/2018  •  Resenha  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO ESTACIO DE RIBEIRAO PRETO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

DICIPLINA: ANALISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

DOCENTE: PROFA.DRA.JULIANA SETEM CARVALHO TUCCI

ALUNOS: INGRID DE OLIVEIRA JUNS

JOSEANE ANDRADE RANGEL

Ribeirão preto

2018

INTRODUÇÃO

Condicionamento operante
          O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar de uma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome.

          O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a consequência de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica. Para o behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ação que evita uma consequência indesejada). Skinner considerava reforço apenas as contingências de estímulo. "No condicionamento operante, um mecanismo é fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provável, ou melhor, mais frequente".

METODO:

  1. DESCRIÇÃO DO SUJEITO: Sniffy Pro - O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental. O objetivo do presente artigo é analisar Sniffy Pro no tocante aos aspectos concernentes à sua pertinência e adequação como material de ensino. Segundo os autores de Sniffy Pro, este aplicativo seria atraente pelo que representa em termos de tecnologia informatizada, pelo seu baixo custo, pela sua facilidade de uso e pela economia de tempo que propicia. Entretanto, tomados vários aspectos da concepção de Sniffy Pro, seu conteúdo e estrutura, bem como alguns aspectos éticos relacionados, demonstra-se que a sua utilização como recurso didático deve muito provavelmente ocorrer às custas de prejuízos na formação científica do estudante de Psicologia.

  1. AMBIENTE E INSTRUMENTO: esse experimento foi feito no laboratório de ensino e pratica experimentais (LEPE) da Faculdade Estácio de Ribeirão Preto.
  1. DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO: um aluno observa o que o ratinho está fazendo e o outro anotas as atitudes do animal seguindo a legenda fornecida, durante 15 min com intervalo de 1 min cronometrados no celular.

          O experimentos fora feitos pelas alunas Ingrid de Oliveira Juns e Joseane Andrade Rangel, do quarto período do curso de psicologia.

Ingrid ficou na observação do animal no programa Sniffy PRO.

Joseane fez as anotações que foram relatas durante o experimento. O cronometro foi disparado com intervalo de 1 min durante 15 min todos os comportamentos observados foram anotados em rascunho e passados, conferidos e passados para uma tabela de Excel onde finalizamos o procedimento.

EXPERIMENTO 1- NÍVEL OPERANTE

          Em sua primeira prática no laboratório com animal, você terá a oportunidade de observar e registrar o comportamento do seu sujeito antes que ele passe por qualquer manipulação experimental. Assim, você poderá verificar como se comporta um rato ao entrar em contato pela primeira vez com uma caixa de condicionamento operante. O registro do nível operante consiste em observar os comportamentos emitidos pelo seu sujeito experimental. Para realizar esse experimento, siga os procedimentos abaixo:

  1. Ao iniciar a sessão o rato começará a se comportar. Um componente do grupo deve observar todos os comportamentos emitidos pelo rato e repeti-los em voz alta para que o outro componente anote-os na medida em que forem ocorrendo. Ao mesmo tempo em que dita os comportamentos, esse componente deve acionar o cronômetro assim que a sessão se iniciar e avisar o companheiro a mudança de cada minuto.
  2. O registro deverá ser feito por 15 minutos, minuto a minuto na folha de registro.
  3.  Os comportamentos que serão observados encontram-se na tabela 1 e o registro deverá ser feito de acordo com a legenda na coluna denominada “Comportamentos” da folha de registro. Escreva o nome da dupla na folha de registro e deixe-a sobre a mesa, ao lado da caixa experimental

Tabela 1 – Legenda e descrição dos comportamentos a serem observados no nível operante.

LEGENDAS

COMPORTAMENTOS

DESCRIÇÃO

F

Farejar

cheirar, procurar seguindo determinados indícios.

A

Andar

mover-se apoiado nas quatro patas em qualquer direção.

C

Coçar

coçar qualquer parte do corpo com a língua, dente ou patas dianteiras ou traseiras.

L

Levantar

permanecer na postura bípede, apoiado nas patas traseiras, em qualquer parte da caixa.

P

Parar

manter-se totalmente parado por 2 ou mais segundos.

PB

Pressão à Barra

erguer-se nas patas traseiras em frente a barra e pressioná-la.

B

Beber Água

lamber o bico do bebedouro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com