TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Descrição de Cargo: Analise de Cargo

Por:   •  28/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Pensando na abertura de um processo de seleção, em duplas, deverão realizar a Descrição e Análise de Cargo, conforme explicação abaixo:

Descrições de cargos são essenciais numa empresa. São necessárias para o recrutamento e seleção, de maneira que a pessoa que vai selecionar possa avaliar as habilidades do candidato e para que o candidato entenda o que é esperado dele.

Conceito de Descrição de Cargo:

Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.

Conceito de Análise de cargos

Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo.


EXERCÍCIO:

1º passo:

Definir um cargo a ser descrito (de preferência que seja ocupado por um dos participantes da dupla);

2º passo:

Descrever de forma clara e objetiva, separadamente cada uma das principais tarefas desenvolvidas pelo ocupante do cargo;

3º Passo:

Relacionar os principais equipamentos utilizados durante o desenvolvimento do trabalho (maquinário, tecnologias, etc.)

4º passo:

Relacionar as condições de trabalho (condições físicas, esforços exigidos. Por exemplo: trabalha-se mais em pé ou sentado; se há algum esforço físico ou mental; condições do ambiente – frio, calor, ruído, poeira, etc)

5º Passo:

Verificar se: há responsabilidade por outras pessoas (se exerce supervisão). Quem são essas pessoas¿

Verificar se: há responsabilidade por valores financeiros, informações confidenciais,  tomada de decisão,  contatos externos, etc. (para cada item explicar se a resposta for positiva);

6º passo:

Definir as qualificações profissionais necessárias: relacione os conhecimentos necessários para a realização do trabalho (podem envolver conhecimentos técnicos específicos, cursos necessários, experiência anterior na função, escolaridade exigida. (lembrando que nível de escolaridade necessário é aquele imprescindível para se ocupar a vaga e escolaridade desejável é aquela que não é indispensável para a ocupação do cargo, porém se o candidato possuir será interessante.) – também não se deve considerar as qualificações do ocupante atual do cargo, mas sim, os requisitos ideais e necessários para o cargo;

7º passo:

Definir idade, sexo, estado civil, características físicas ideais ao ocupante do cargo (a legislação estabelece que não pode haver discriminação de raça, cor, credo ou sexo, portanto esse item é exclusivo para uso do RH e não deve ser divulgado pela empresa)

8º Passo:

Com base nas descrições das atividades a serem desenvolvidas, transformar em competências necessárias ao ocupante do cargo, conforme exemplos:

Atividade

Competências:

Trabalhar com atendimento aos clientes

Facilidade de expressão, fluência verbal, cordialidade, boa memória, etc.

Conferência de materiais, estoque, etc...

Atenção concentrada, qualidade e rapidez do trabalho, etc.

Implantação de um novo programa na empresa

persistência,  firmeza,  organização,  percepção  de detalhes, etc.

Coordenação de uma área externa de trabalho

Capacidade de análise e síntese, objetividade, visão global, capacidade para motivar equipe, etc

     .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com