TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de sociologia da educação

Seminário: Conceitos de sociologia da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Seminário  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Etapa: Concepções da Sociologia da Educação

Sociologia é interpretação de tudo o que se identifica com o homem e com a vida humana, é um método que assim busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e até mesmo explicar as regularidades da vida social. Podemos afirmar que a sociologia é de suma importância para a educação por ser disciplina fundamental para o educador poder assim compreender como se funciona a estrutura da instituição educacional. Assim diz Nelson Piletti, que a sociologia da educação também estuda os processos e suas influências sociais também envolvidas na atividade educativa, em especial na escola. Assim os processos de interação dos indivíduos e também da organização social e as suas influências assim exercidas pela sociedade, comunidade e também por grupos sobre a educação.

Perante aos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conhecimentos sociológicos nos permitem assim uma discussão assídua de como as diferenças étnicas, culturais e também regionais não podem ser reduzidas à dimensão socioeconômica de classes sociais, como das formas como ambas se retroalimentam.

A sociologia permite ao nosso aluno uma ampla visão sobre os processos sociais, analisando a escola como um grupo socialmente estruturado, explicando a influência da escola principalmente no comportamento e na personalidade dos alunos, estuda também os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais. (Oliveira, 2003).

Assim a sociologia colabora muito para a escola e para o professor poderem enfrentar o desafio que está colocado a partir da sua realidade social, podendo garantir ao aluno a possibilidade de poder despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de tal forma que atue como sujeito sociocultural, voltando para a busca de caminhos de transformação social.

Nossa concepção perante a sociologia da educação contribui para tornar o educador crítico e participativo visando poder compartilhar por muitos educadores que se refere à contribuição da Sociologia na formação de indivíduos.

OS DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO

Sendo nós futuros profissionais da educação, precisamos nos alertar a certas atitudes e também comportamentos dos alunos. A Sociologia poderá ajudar, o educador a assim possibilitando entender as possíveis relações que se tem no interior da escola, da comunidade extraescolar e das políticas públicas que constituem o sistema escolar a partir de sua própria vivência. Cabe a nós o desafio de preparar uma geração para a vida, e o educador não só o transmitir conhecimento da realidade em que ele está inserido assim como a sua participação no enfrentamento dos problemas sociais de sua comunidade. Ai sim ele terá "autoridade" para poder falar sobre a verdadeira postura do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com