TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusao

Por:   •  24/8/2015  •  Dissertação  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

CONCLUSÃO

Ao término de nossa pesquisa, temos clareza que muitas dúvidas sobre a sexualidade ainda pairam em nossos pensamentos, devido à complexidade e amplitude da mesma. No entanto, algumas ponderações são possíveis de serem tecidas. Se antes relacionávamos a sexualidade exclusivamente ao ato sexual, depois do desenvolvimento dessa pesquisa, passamos a compreendê-la como um conjunto de manifestações expressas nas maneiras de sentir e de viver o corpo e seus prazeres.

Segundo a Psicanálise, a sexualidade é divida em quatro fases, zona oral, fase fálica, latência e fase genital. As manifestações de sexualidade mais frequentes acontecem nas trocas de carinho, nas curiosidades sobre o seu corpo e o do outro, nas brincadeiras com os colegas, e nos namoros. Portanto, a Educação Sexual deve ser trabalhada na escola, uma vez que esse espaço possibilita a socialização e a convivência entre crianças. Deixar perguntas sem respostas ou apenas respondê-las fantasiosamente, obrigará a criança a encontrar outras formas de saciar suas curiosidades. A sexualidade trabalhada de forma correta, sem preconceitos, tabus e julgamentos, leva à formação de pessoas preparadas para exercer sua sexualidade de forma segura e saudável.

Por fim, entendemos a educação sexual como um desafio a ser alçado pelos professores e professoras que trabalham diariamente com crianças de qualquer faixa etária. No entanto, diferente de defendermos o trabalho apenas com os conteúdos previstos nas aulas de ciências como meio preventivo e de informação, ousamos que a Educação Sexual seja abordada em sua complexa constituição, como elemento inerente à vida, logo, como elemento imprescindível para a formação integral da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com