TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições De Jean Piaget Para A Educação

Trabalho Universitário: Contribuições De Jean Piaget Para A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

Contribuições de Jean Piaget para a educação

Jean William Fritz Piaget (1896 - 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo. Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.

Com seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo Piaget teve algumas contribuições bem significativas para a educação.

Um dos modelos Piagetianos, analisados é que para Jean, existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Para ele o conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Esses fatores que são complementares envolvem mecanismos bastante complexos e intrincados que englobam o entrelaçamento de fatores que são complementares, tais como: o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, a equilibraçao/reequilibraçao entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.

Para a educação isto significa que o sujeito deve conhecer, explorar, seu objeto de estudo, e com esta pesquisa Jean Piaget afirma que o sujeito tem esta capacidade e sem ela o processo de ensino aprendizado não ocorrerá da maneira que deveria. Por esse motivo o educador deve proporcionar momentos onde ocorra esta interação entre sujeito/objeto; Pois estas formas de conhecer são construídas nas trocas com os objetos e momentos vivenciados pelo próprio educando ( sujeito); de maneira que leve a uma construção de conhecimento mais significativa.

Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios: período da inteligência sensório-motora( desenvolvimento baseado na percepção corporal e na motricidade); período da inteligência pré-operatória(fase do desenvolvimento que vai do nascimento até a fase operacional, onde a criança se volta para a realidade exterior tentando descobri-la); período da inteligência operatório-concreto(e fase entre a ação e as estruturas lógicas); e período da inteligência operatório-formal( o sujeito passa a utilizar o pensamento deixando o objeto concreto).

Esse estudo tem uma grande importância na história da educação, pois com ele os educadores puderam compreender e refletir um pouco mais sobre o desenvolvimento cognitivo de seu educando, com esta análise o professor pode entender no processo de ensino aprendizado, que este se dá de forma gradual, onde cada etapa destas se remete a uma fase da cognição. Deste modo o conhecimento destas fases, influencia diretamente no planejamento e na própria pratica pedagógica do educador, tornando assim uma construção de saberes mais significativa.

Segundo Jean Piaget a criança aprende a realidade através dos sentidos e tende a representá-la através de simbologias. A função destas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com