TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cotidiano Em Sala De Aula

Monografias: Cotidiano Em Sala De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

O Cotidiano em sala de aula

Administrar o cotidiano em sala de aula, tornou-se algo problemático para professores e alunos.

Como o professor encontrará sua sala de aula ao entrar pela porta?

Embora tenha um planejamento, o professor sempre terá que lidar com imprevistos como: Disperssão dos alunos, o stress e medo do professor, dificuldade de aprendizagem de alguns alunos.

O professor é uma figura muito exposta, por isso um dos seus dilemas é o medo. Em sala de aula era temido, hoje quem teme é ele. Muitos casos de agressão contra o professor vem acontecendo, por alunos e até mesmo pelos pais de alunos, que não compreendem a importância do papel que o professor exerce não só em sala de aula, mas também em toda a sociedade.

Contudo vem o stress e o cansaço , que acaba tomando conta do professor e o desmotivando de sua profissão.

O outro aspecto é a disperssão dos alunos. Como mante-los entusiasmados?

As crianças parecem que já nascem sabendo de tudo, são muito antenadas quanto as novas tecnologias, como os tablets, computadores, iphone entre outros. Seria um meio de aproximalos à nós, seria envolver essas novas tecnologias em nosso cotidiano em sala de aula. Deste modo, alunos e professores se aproximaram mais, além de ser útil na exploração de novos conteúdos de forma mais interativa.

O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo.

Mas essa comunicação falha entre professor e aluno, pode haver vários motivos, como infraestrutura e falta de formação para o corpo docente.

A dificuldade de aprendizagem nas crianças, geralmente vem por uma desmotivação e incômodo com as tarefas escolares geradas por um sentimento de incapacidade, que leva a frustração .

O professor deve valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto estima.

É fundamental que o professor mostre a ela o quanto é boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentiva-lá a fazer outras tarefas nas quais ela tem mais dificuldades.

É necessário que ela tenha segurança e atenção, criando um ambiente adequado à ela, para que a mesma se desenvolva e crie mais autonomia nos estudos.

Há dificuldades que são apenas de aprendizagem e momentâneas, (falta de vontade da criança de realizar as tarefas), mas caso não seja, atentar-se, pois pode ser uma dificuldade cognitiva, onde a criança irá ser encaminhada para um psicopedagogo, onde o profissionalpoderá ajudar no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com