TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.812 Palavras (24 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

A LEITURA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

A LEITURA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em pedagogia.

Orientador: Prof.

Tutor eletrônico: 

Tutor de sala:

 

. A leitura no cotidiano da sala de aula. 2016. P.23. Projeto de ensino (Graduação em pedagogia) – Centro de ciências exatas e tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Barreiras, 2016.

RESUMO

O presente Projeto de Ensino tem como tema: A leitura no cotidiano da sala de aula e se apresenta dentro da linha de pesquisa: docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O mesmo justifica-se pela importância do ato de ler na vida do individuo. A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento nas mais diversas áreas. Objetivando estimular a pratica da leitura dentro e fora da sala de aula, com metodologias de ensino diferenciadas, onde o professor é o mediador do conhecimento, oferecendo subsídios para as leituras com intuito que ela se torne prazerosa para o discente, a partir de diversos gêneros textuais, propondo-se um trabalho sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Nesse sentido, buscou-se em alguns teóricos que tratam do tema para a fundamentação do presente projeto, tais como: Magda Soares defendendo a ideia que a leitura precisa ser prazerosa; Saviani ressaltando a importância da escola nesse contexto; Barros & Gomes conceituando a leitura e Almeida complementa explicitando a importância da leitura para a formação crítica e emancipadora.

Palavras-chave: Leitura. Metodologia. Interdisciplinaridade. Sala de aula. Conhecimento.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................5

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ....................................................................................6

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO....................16

3.1 Tema e linha de pesquisa....................................................................................16

3.2 Justificativa...........................................................................................................16

3.3 Problematização...................................................................................................17

3.4 Objetivos...............................................................................................................18

3.5 Conteúdos............................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento..............................................................................19

3.7 Tempo para a realização do projeto.....................................................................19

3.8 Recursos humanos e materiais............................................................................19

3.9 Avaliação..............................................................................................................20

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................21

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................22




  1. INTRODUÇÃO

O presente Projeto de Ensino tem como tema: A leitura no cotidiano da sala de aula e se apresenta dentro da linha de pesquisa: docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 A escolha do tema justifica-se por a leitura ser um dos meios pelo qual se obtém conhecimentos nas mais diversas áreas. Através da leitura é possível desenvolver um potencial crítico, para então questionar, duvidar, saber mais e expor suas opiniões sem medo. Além disso, a escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois além de promover o hábito nas crianças, esse incentivo se torna importante também fora do ambiente escolar.

Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando isso acontece, a leitura se resume em simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, propõe- se aos alunos o direito de escolher o que querem ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar.

Nesse sentido, os objetivos desse projeto é promover leituras para o desenvolvimento e formação do sujeito. Como também desenvolver o senso critico dos envolvidos, além de observar o interesse pelas leituras e envolver os discentes na temática que esta sendo proposta. Desde modo a leitura é de suma importância para a cognição dos mesmos, pois através dela será possível desenvolver a compreensão dos envolvidos, sendo assim a escola deverá desenvolver o seu papel que é de subsidiar novos horizontes para seus alunos.

Contudo, dando-lhes o direito da leitura a partir de metodologias diferenciadas de ensino envolvendo todas as disciplinas.  


2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A leitura e o domínio da linguagem, atualmente, são considerados instrumentos de apropriação de conhecimentos que contribuem para melhor desenvolvimento e realização pessoais, maior grau de autonomia para o indivíduo atuar na sociedade, condições para o exercício pleno da cidadania.

Silva (1998) lembra que se o texto lido não despertar o leitor para dar um passo à frente, para entender de que modo essa leitura pode ser situada no seu espaço, então o conteúdo lido não terá valor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (282.1 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com