TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura.

Resenha: Cultura.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

Muitos conceitos e teorias envolvem a palavra cultura, alguns afirmam ser comportamento aprendido, outros defendem que ela nasce a partir de idéias ou ainda que Cultura seja baseada em coisas materiais. Percebe-se o quanto a cultura é influenciada por costumes, leis, moral, tradição social ou ainda toda e qualquer necessidade básica que intervém na formação de um individuo.

Nota-se ainda, que a cultura pode variar, de acordo com a época, ou ainda a indigência de uma sociedade, seja ela rural, urbana, simples ou complexas. Quando se lança um juízo de valor sobre determinada cultura, logo deposita-se ali interferências de nossas próprias culturas.

Ainda se afirma que a cultura é transmissível pela herança social e não pela herança biológica, como acreditava-se em tempo remotos, em segundo lugar, cultura á a totalidade das criações humanas, e por fim ela é exclusividade da sociedade humana, pois, segundo o artigo trabalhado, Para uma compreensão mínima de cultura: “Cultura consiste em uma serie de coisas reais que podem ser observáveis num contexto extra somático.”

Os autores afirmam que cultura se pode classificar cultura como; Material, imaterial, real ou ainda ideal. Sendo respectivamente; ligada á bens materiais, produtos concretos; bens intangíveis, que não tem substancia material; Aquela praticadas por todos membros de uma sociedade em suas atividades cotidianas; Conjunto de comportamento que mesmo depois de descritos como bons, nem sempre será. Ainda listam componentes da cultura, que são eles:

• Crenças - Aceitação de uma proposição comprovada ou não cientificamente, com forte conotação emocional.

• Conhecimento - Atos práticos, transferidos de geração á geração.

• Valores - Termo utilizado para indicar objetos ou situações importantes, desejadas. Podendo variar de acordo com a crença.

• Normas – Princípio que determinaram a forma de agir do individuo diante de cada situação.

• Símbolos – Presença, física ou não, dotada de valor.

Toda cultura é considerada saudável para os indivíduos que a colocam em pratica, no entanto o relativismo cultural não concorda com a idéia de normas e valores incondicional e defende a idéia de que cada cultura deve seguir os costumes e normas de onde surgiram. Grande exemplos disso por ser a cultura de algumas cidades indianas, que mesmo após a cidade ser tomada por uma epidemia de peste pneumônica causadas por ratos, os habitantes preferem correr o risco continuar a seguir a tradição religiosa, onde os ratos são Reverenciados como divindade.

Portanto, conclui-se que todas as culturas de modo geral apresentam elementos básicos, como crença, valores, normas, sansões, símbolos, entre outros. Cultura é um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano, é a declarada aquisição de novas maneiras de agir, pensar e se comportar. Fator influenciável na vida, baseados em transição de gerações, a cultura sempre será fator determinante na formação de quaisquer ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com