TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Resenha: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura

É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela.

Para o senso comum, cultura possui uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, exemplo: o estudo. Quantas vezes já ouvimos as seguintes frases “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, este é um pensamento equivocado a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Pois eles possuem costumes, tradições, uma língua nativa, assim como todos os povos...

O conceito de cultura é bastante amplo e complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão de que eu observo o comportamento do outro, tendo como centro ou padrão o meu comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com