TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Arabe

Artigo: Cultura Arabe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 5

História Arabe

A civilização árabe ou islâmica surgiu no Oriente Médio, numa península desértica situada entre a Ásia e a África. É área de aproximadamente um milhão de quilômetros quadrados, com centenas de milhares recobertos por um enorme deserto, pontilhados por alguns oásis e por uma cadeia montanhosa, a oeste. Somente uma estreita faixa no litoral sul da península possui terras aproveitáveis para a agricultura.

Até o século VI, os árabes viviam em tribos, sem que houvesse um Estado centralizado. No interior da península havia tribos nômades de beduínos, que viviam basicamente do pastoreio e do comercio. Às vezes entravam em luta pela posse de um oásis ou pela liderança de uma rota comercial. Também era comum o ataque a caravanas que levavam artigos do Oriente para serem comercializados no Mar mediterrâneo ou no Mar Vermelho.

Apesar de dispersos num grande território os árabes edificaram algumas cidades, entre as quais as mais importantes localizavam-se a oeste, na parte montanhosa da Península Arábica. Eram elas: latribe, Taife e Meca, todas na confluência das rotas das caravanas que atingiram o Mar Vermelho. A cidade de Meca era, sem dúvida, a mais destacada, pois, como centro religioso de todos os árabes, ali se reuniam milhares de crentes, o que tornava seu comércio ainda mais intenso.

Embora fossem politeístas e adorassem diversas divindades, os ídolos de todas as tribos estavam reunidas num templo, chamado Caaba, situado no centro de Meca. A construção, que existe até hoje, assemelha-se a um cubo e, assim como a administração da cidade, ficava sob os cuidados da tribo dos coraixitas.

Qual a colaboração da cultura árabe na construção da cultura brasileira?

Pode-se pensar em três “vias de entrada” básica, sendo difícil distinguir se e quando elas se interpenetram. A primeira é a própria contribuição árabe à formação histórica da Península Ibérica, Portugal e Espanha. Embora possa ser reunida sob uma única rubrica, essa via tem várias ramificações, uma vez que a convivência direta entre árabes e ibéricos se deu por quase um milênio, desde a sua entrada, como conquistadores, em 711, até sua expulsão, como súditos indesejados, em 1608. Durante esse largo espaço de tempo, árabes e muçulmanos deram enormes contribuições à formação da cultura ibérica, e por extensão à brasileira, a tal ponto que é praticamente impossível diagramá-las. Pois se existe até mesmo quem considere que certas manifestações da religiosidade católica são de influência islâmica!! Já a segunda via é constituída pela imigração forçada de negros escravos muçulmanos, em grande escala, a partir do século XVII. E, finalmente, a terceira via é constituída pelos imigrantes oriundos de países árabes, em especial o Líbano, a Síria e a Palestina. As primeiras levas desses imigrantes entraram no país, no final do século XIX, com passaportes turcos, pois a Turquia, então Império Otomano, dominava os seus países. É um fluxo que ainda não cessou, embora tenha diminuído consideravelmente. Mas ainda hoje, por exemplo, o Brasil é o maior país libanês do mundo, isto é, existem no Brasil mais libaneses e descendentes do que no próprio Líbano.

Religião Arabe

O Islamismo teve seu início marcado pelo o que ocorreu com Maomé, quando esse meditava no monte Hira. Maomé ouvira o anjo Gabriel dizer que havia um único Deus, Alá, e um único profeta, Maomé. Depois que foi aceito pelos seus parentes, começou a disseminar suas ideias e a pregar.No ano de 630, Maomé invadiu Meca, matou seus opositores, destruiu as imagens de Caaba e, assim, esta foi denominada a cidade oficial do Islamismo.Islamismo quer dizer submissão a Deus. Para Maomé, o homem deveria submeter-se totalmente às vontades de Deus. O adepto ao Islamismo é chamado islamita ou mulçumano.

Práticas religiosas do Islamismo

- Orar cinco vezes por dia sempre com a cabeça voltada em direção a Meca.

- Jejuar durante o ramadã.

- Dar esmolas de acordo com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com