TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Trabalho Escolar: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 10

Cultura

Antes de abordamos a cultura organizacional, precisamos entender o real significado de cultura que pode ser definido como todo o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

E cada país possui a sua própria cultura que é influenciada por vários fatores, ou seja, as culturas organizacionais são únicas.

Cultura é o termo genérico usado para significar duas acepções diferentes. De um lado, o conjunto de costumes, civilização e realizações de uma época ou povo, e, de outro lado, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente.

Cultura Organizacional

Analise Histórica

Uma análise histórica transparece as várias modificações no uso e acepção do termo cultura. No contexto mercantilista o termo foi empregado no sentindo de compreensão dos costumes, crenças, línguas e mitos de povos distintos para a prática das relações comerciais e de dominação. Um dos mais importantes fatos históricos referente ao emprego e acepção do termo cultura, aconteceu em 1871, com a definição dada por Edward B. Tylor, antropólogo inglês. Ele a definiu como um “complexo total de conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Definição

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidas através de normas, valores,atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e distingue uma organização das demais, ou seja, cada organização demonstra um o modo institucionalizado de pensar e agir existente.

A cultura exprime a identidade da organização. Ela é construída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas, impregnar todas as práticas, constituindo um complexo de representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir. Ela serve de elo entre o presente e o passado e contribui para a permanência e a coesão da organização.

A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a gestão das pessoas.

Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

Processo de Criação da cultura.

A transmissão da cultura organizacional para o funcionários se dá através dos comportamentos dos fundadores da empresa ou de seus líderes. O fundador é a figura que maior exerce impacto em relação à cultura de sua empresa, ou seja na criação das organizações a filosofia dos fundadores é utilizada para elaboração desta cultura.

Fatores que compõem a Cultura Organizacional

A cultura organizacional, formada por seus princípios, crenças, valores éticos e morais, é composta por oito elementos que por meio da prática, definem como a organização se expressa e se comporta. São eles:

Valores: Expressam o comportamento da organização, consistindo na essência da empresa. Devem ser usados de maneira estratégica a fim de atingir os resultados. Os valores são criados muitas vezes pelos fundadores da organização e podem ser exemplos de valores organizacionais transparência, credibilidade, criatividade, etc.

Crenças: estão relacionadas com a percepção entre a organização e seus funcionários, produto, clientes. É o que a empresa acredita ser verdadeiro, o comportamento, a personalidade e o jeito de ser da organização. Eles se estão presentes de uma forma implícita sem ser clara e objetiva.

Ritos, rituais e cerimônias: são as atividades sequenciais que ocorrem dentro das organizações com objetivos específicos, tornando a cultura mais visível e reforçando os principais valores da organização. Trabalham com o imaginário das pessoas, motivam os funcionários e também reduzem os conflitos. Festas de aniversariantes do mês, prêmio ao melhor funcionário da semana, confraternização de final de ano são alguns exemplos desse terceiro elemento da cultura organizacional.

Estórias e mitos: são contos sobre os fatos que ocorreram e ocorrem na organização, podendo ser verdadeiros ou não. Normalmente, as estórias são caracterizadas em fatos reais e indicam como se devem resolver os problemas e como as decisões devem ser tomadas. Já os mitos, podem existir uma realidade distorcida sem uma sustentação de algum fato ocorrido.

Heróis: pessoas que fizeram parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação. Um exemplo famoso de mito de uma empresa pode ser o empresário do grupo Votorantin, Antônio Ermínio de Moraes.

Tabus: Tudo o que não é permitido na organização, ou seja, os assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta e pouco falados entre seu público interno. Um exemplo bastante visto como um tabu nas organizações é o namoro entre colegas de trabalho, que muitas vezes é proibido.

Normas: são as regras impostas pela empresa que definem os comportamentos tidos como corretos e que devem assim ser seguidos pelos colaboradores. Em sua maioria, as normas são abertamente esclarecidas, conhecidas e faladas.

Comunicação: Como ultimo elemento da cultura organizacional, a comunicação é muito importante, pois se baseia na troca de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com