TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Monografias: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura Organizacional

O que é cultura organizacional? É um conjunto de valores compartilhados pelos membros existentes, em todos os níveis, que diferencia uma organização das outras, também pode ser entendida como o conjunto de características que a organização valoriza, compartilha e usa pra atingir seus objetivos.

Composição da Cultura Organizacional

A cultura organizacional é formada por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos e valores, crenças, políticas internas e externas, sistemas e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros da organização como diretrizes e premissas para orientar comportamentos e mentalidades.

Tipos de Cultura Organizacional

Existem diferentes tipos de cultural organizacional: cultura da culpa, cultura multi direcional, cultura vive e deixa viver, cultura que respeita a marca e cultura da liderança enriquecida, entre outras.

Behaviorismo

Behaviorism em inglês, ou behavior, que significa comportamento ou conduta.

Também chamado de comportamentalismo, é o conjunto de teorias psicológicas que tratam o comportamento como objeto de estudo da psicologia, originado em 1913. É uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia gestalt e a psicanálise.

Tipos de Behaviorismo

Temos dois fisiólogos russos como precedentes Vladimir Mikhailovich Bechterev e Ivan Petrovich Pavlov.

Betcherev propôs uma psicologia baseada no comportamento em sua psicologia objetiva, já Pavlov sugeriu o modelo de condicionamento do comportamento, também conhecido como reflexo condicionado, e tornou-se famoso pelas experiências de condicionamento com cães.

Behaviorismo Clássico

Também conhecido como Behaviorismo Watsoniano, mostra a psicologia numa vertente objetiva e experimental das ciências naturais, com a finalidade apenas de prever e controlar o comportamento de qualquer indivíduo.

Watson desejava abandonar momentaneamente os estudos mentais, pensamentos e sentimentos e focar a psicologia em comportamentos observáveis, uma vez que a pesquisa mental era pouco produtiva, ou seja, ele não nega o conceito da pesquisa de processos mentais, apenas para a época, era algo pouco viável para a época realizar a análise de maneira objetiva. Watson acreditava que o todo comportamento se dava pela influência do meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com