TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anorexia e Bulimia no Desenvolvimento do Adolescente

Por:   •  11/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Em determinadas culturas, a idade madura dos jovens é marcada e celebrada através de rituais. Por outro lado, a maioria das culturas mundo a fora veem esse amadurecimento como uma fase, dessa maneira, denominam a adolescência.

Nesta etapa, o indivíduo passa por diversas transformações. Das inúmeras mudanças, podemos citar a que é mais gritante: mudança corporal. A puberdade é um fenômeno que atinge os jovens de maneira repentina; há mudança no tom de voz, pelos crescem, os seios aumentam gradativamente e a luta contra o espelho é inevitável. A imagem corporal é construída ao passo que laços socias são criados, é com a incorporação de como os outros veem esse jovem que dará base para essa estruturação. Neste sentido, essa etapa de maturação pode ser muito difícil para alguns indivíduos que em conjunto com aspectos sociais e culturais pode tornar-se um prejuízo para a saúde desse adolescente, principalmente ao abordamos a temática de Transtornos Alimentares, no qual apresentam alta morbidade e mortalidade que vem crescendo nos últimos tempos.

Devido às mudanças causadas pela puberdade, os jovens podem enfrentar problemas de imagem. Alguns podem reclamar de estarem gordos demais ou magros demais e o desejo pelo corpo ideal vendido pela mídia, pela sociedade e pela cultura fala mais alto neste intervalo da vida. É exatamente neste contexto que se cria um espaço para os transtornos alimentares instalarem-se.

A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar em que a maior parcela de vítimas são jovens do sexo feminino. A imagem que o indivíduo tem do próprio corpo é alterada. Ao se encarar no espelho, enxerga-se alguém que está extremamente gordo e por conseguinte acaba cada vez ficando mais magro até o corpo ficar sem nenhuma nutrição. Ademais, a vilã da história pode ser a Bulimia Nervosa no qual ela atua de maneira agressiva. O Adolescente fica horas sem comer e logo em questão passa a comer em excesso, que por consequência acaba induzindo o vomito.

Tais transtornos alimentares serão explicados com mias especificidade a seguir assim como seus tratamentos e como o psicólogo deve atuar em tais ocasiões.

2. O QUE É?

A anorexia nervosa e a bulimia nervosa estão inseridos no grupos de transtornos alimentares, tendo prevalência principalmente no sexo feminino em jovens adolescentes, afetando criticamente seu desenvolvimento e organismo, uma vez que ainda está desenvolvendo-se como também no início do estágio da fase adulta em busca de um corpo perfeito em sua visão idealista, não descartando o sexo masculino onde esse comportamento também é ativo, porém em menor escala, pois não há uma crítica social tão pertinente aos homens quanto nas mulheres ao que se refere às características físicas (imagem corporal, magreza e beleza). De acordo com Cordás (2004) “Ambos transtornos se configuram pelo controle do peso corpóreo e percepção distorcida da própria imagem corporal, levando a marcantes prejuízos sociais, psicológicos e aumento na taxa de mortalidade e morbidade.”

A anorexia nervosa se dá pela perda de peso intencional, onde se tem a recusa em manter o peso no limite inferior ou acima dele e também no medo intenso de ganhar peso ou até de ficar gordo (a) mesmo estando abaixo do peso normal para sua idade. Neste transtorno alimentar é possível identificar dietas extremamente rígidas para emagrecer tais como deixar de comer, fazer exercício frequentemente logo após dada refeição utilizar laxante e vômitos auto-induzidos. Neste transtorno alimentar recorrentemente está em busca de um padrão de magreza no qual nuca será alcançado, onde se tem uma distorção absurda da imagem corporal, a pessoa apresenta um controle obsessivo do corpo e negação de apetite, tendo alterações no ciclo menstrual no caso das mulheres, perda de peso pelo baixo consumo ou sem nenhuma ingestão de alimentos, ficando em sua maioria desnutrido, podendo ocasionar insuficiência de órgãos, carência de vitaminas, alterações hormonais, diminuição da espessura óssea, sujeito também facilmente a doenças relacionados a baixa imunidade e entre outras causas.

Anorexia é uma doença “silenciosa” que se instala lentamente e progressivamente, de grande índice de morbidade, afetando principalmente adolescentes envolvendo criticamente a formação esquelética e um dos maiores agravamentos está na redução da massa óssea, uma vez que há baixa ingestão de cálcio, sendo que um terço essas jovens possuem osteoporose (SANTOS, 2004).

Já a bulimia nervosa define-se por episódios recorrentes de compulsão alimentar, a compulsão alimentar se dá por ingestão de alimentos por um tempo determinado no qual o alimento servido e de quantidade maior do que a do normal, além do mais em um episódio que se tem sensação de perda de controle. Outro aspecto é com a preocupação em supervalorizar a imagem corporal e o peso, tendo uma distorção de imagem corporal em que o paciente recorre a métodos compensatórios inadequados para que tenha um controle de peso, como uso de medicamentos (laxantes, diuréticos), dietas, exercícios e vômitos auto-induzidos. As características na personalidade podem ser: perfeccionismo, instabilidade emocional, autoestima baixa, culpa, vergonha, entre outros. A auto avaliação é influenciada pela forma e peso corporais, sendo assim com a instabilidade emocional pode ocorrer risco de suicídio.

Esse transtorno está mais presente no sexo feminino em busca obsessiva pelo controle do peso e padrão estético impostos pela sociedade, são em sua maioria adolescentes sendo “dominadas” pelo medo de engordar e não serem aceitas pelos demais, as crises podem ocorrer várias vezes no mesmo dia ou em dias alternados e seu aumento podem acarretar em um prejuizo no funcionamento do organismo e trazer sintomas como dor de garganta e estomago, alteração no ciclo menstrual, problemas dentário e cardiovasculares.

Pode-se notar que atualmente a imagem corporal está se tornando uma das questões mais relevantes dentro da sociedade, a indústria estética corporal é um dos maiores mercados de consumo, trazendo a visão de que o corpo deve ser perfeito e suscetível a quaisquer modificações. Com a alta procura por cirurgias e procedimentos estéticos prova o quanto a maioria dos jovens estão insatisfeitos em busca pelo corpo “perfeito” e que questões alimentares e padrões corporais andam juntos. A mídia (redes sociais, televisão, cinema, revista e comerciais) tem sua colaboração em incentivar desde o uso de produtos de beleza com efeitos estéticos a cirurgias e os mais diversos alinhamentos tecnológicos, como também há redes sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com