TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de Síntese do Texto Teorias Psicanalítica do Desenvolvimento do Adolescente

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Fernanda de Lemos Munhoz – SPGR018138

Elaboração de síntese do texto- Teorias Psicanalítica do Desenvolvimento do Adolescente- Freud e Anna Freud e Erik Erikson

A teoria psicanalítica é considerada um período filogenético e universal.
A partir disso podemos considerar que: filogenético é o repertório compartilhado por uma mesma espécie que é determinado pela história evolutiva e universal sendo tudo que infere em mudanças sociais emocionais e comportamentais. Sendo estes, fatores importantes já que interferem no desenvolvimento psico-social do adolescente.
        
O desenvolvimento da personalidade continua depois da situação edipiana; a formação da personalidade ocorreu durante a crise da puberdade, como resultado da solução do Edipo.
Muitos aspectos da normalidade e anormalidade, desprezados ate então, tais como a capacidade para o amor, sao determinados nas fases pré-genitais do desenvolvimento sexual.
A teoria do desenvolvimento em estagios de Freud afirma que a criança passa por cinco fases distintas nos cinco ou seis primeiros anos de vida, e somente mais duas outras nos restantes quinze anos que compreendem o resto da infancia e a adolescencia.                                                                                                É na fase fálica que o ego modifica a maneira da criança encarar o mundo, esta fase do desenvolvimento pisco-sexual é chamada estagio genital. Excitação sexual psicologica consiste em um sentimento peculiar de tensao de carater muito urgente. Isto leva ao que Freud chama de onanismo de necessidade, o qual ocorre nos anos do periodo pubescente. Um apoio empirico para esta afirmação psicanalitica pode ser encontrado no relatorio de Kinsey, segundo o qual a maior frequencia da masturbação ocorre no periodo compreendido entre a adolescencia e os quinze anos de idade. Podemos ver nesse momento não só o despertar da sexualidade, mas também a excitação nervosa, ansiedade, fobia genital e distúrbios da personalidade, assim aparecendo as mudanças de condutas e dificuldade de se alocar pois a sensualidade ameaça a segurança do individuo. Em sua teoria anterior, os dois instintos biologicos são a auto-preservação e reprodução. O instinto da auto-preservação inclui motivos do ego tais como a fome, o medo, a auto-afirmação.
Em sua teoria, os fatores ambientais são secundarios em relação às tendencias inatas, mas ele não nega sua importancia. A moral, as aspirações e ambições de cada sociedade, tornam-se parte do individuo, atraves do desenvolvimento de seu super-ego, a que tambem se chama consicencia. A sexualidade é o oposto da consciencia, pois está presente no nascimento, enquanto a consciencia é adquirida atraves de uma interação social.

        Anna Freud teve maior contribuição para o desenvolvimento do adolescente na psicanálise do que seu pai, e descreveu a puberdade como fase de grande relevância na formação do caráter do indivíduo. Segundo ela, o processo de maturação sexual tem influência direta na esfera psicológica, e a interação entre a psique e os desejos sexuais podem levar ao desequilíbrio dela, acarretando conflitos internos. Anna Freud trata a questão da puberdade como um período de manifestação libidinal, graças a intensificação tanto hormonais , como pulsões sexuais nesta fase, o indivíduo sai da sua fase latente, para entrar na fase genital, onde seu equilíbrio psicológico é quebrado, pois a uma briga interna entre os impulsos instintivos , o ego e o recém desenvolvido na fase anterior, superego no controle emocional do indivíduo. Dentre os diversos mecanismos de defesa que o ego pode fazer uso, existem dois característicos da fase da pubescência, o ascetismo, que se dá à desconfiança de todos os desejos instintivos, e a intelectualização, que é a mudança dos interesses concretos para abstratos, que são tidos como mecanismos de defesa da libido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com