TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE

Por:   •  17/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE

   CURSO: PSICOLOGIA            

         

           Professor Bressan

Nome: Mariana Scherer                                                  Data: 29/09/2020

1) Na obra Identidade e Diferença de Kathryn Woodward temos uma história de conflito entre as pessoas. Como aparecem os conceitos de identidade e diferença entre Croatas Sérvios nessa obra? (peso 1)

Segundo o texto, a identidade é relacional. Ou seja, a identidade depende, para existir, de algo de fora dela, do outro – de uma identidade que ela não é, mas que fornece as condições para que ela exista. Por exemplo, ser um sérvio é ser um “não croata”, portanto a identidade é marcada pela diferença. Além disso, a identidade é marcada por símbolos, isto significa que existe uma associação entre a identidade da pessoa e as coisas que uma pessoa usa, conforme o exemplo citado no texto em que há diferentes maneiras entre homens e mulheres de como fumar um cigarro.  

2) Na obra A Política de Reconhecimento de Taylor comente: (peso 3).

a) O conceito de Honra;

De modo geral o conceito de honra está associado ao comportamento de uma pessoaAssim, quando a pessoa é bondosa, digna, valente e trabalhadora, ela é socialmente considerada uma pessoa honrada. Dessa forma, entendemos que quando a pessoa age de forma esperada pela sociedade, ela vai conquistar esse status. Contudo, não são ações só em favor de si mesmo que qualificam um indivíduo, mas também como ele age de forma admirável em favor dos outros.

b) O Conceito de Dignidade da pessoa Humana (além disso, analise o filme "Eu, Daniel Blake);

Atualmente, o conceito de dignidade possui um sentido universalista e igualitário, sendo o único compatível com a sociedade democrática. Por isso, baseando-se em que é comum a todas as pessoas, é nomeada como dignidade dos seres humanos ou dignidade de cidadão. No filme, há uma crítica à precarização dos serviços públicos, à perda de emprego e de direitos sociais na globalização, por meio da história dos dois personagens. Eles enfrentam graves problemas de sobrevivência, de trabalho e de atendimento em assistência social, mostrando a realidade que nem sempre cumpre com os conceitos designados à sociedade.

c) A noção de Identidade Individualizada dialógica. 

É aquela em que descobrimos em nós mesmos, especificamente minha. Dessa maneira, surge com um ideal de que se deve ser verdadeiro para consigo mesmo e para com a própria maneira de ser, definindo também a autenticidade.  

James Rachels, em sua obra Os Elementos da Filosofia Moral, Capítulo II, apresenta cinco pretensões do Relativismo Cultural (p. 26). (peso 2).

a) Sociedades diferentes têm códigos morais diferentes;

b) O código moral determina aquilo que é certo dentro daquela cultura específica;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (482.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com