TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCRIMINATIVO DE RESPOSTAS OPERANTES – LINHA DE BASE

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

DISCRIMINATIVO DE RESPOSTAS OPERANTES – LINHA DE BASE

Neste experimentos observamos como estímulos (diferentes intensidades de luz) podem modificar o comportamento do nosso sujeito quando esses estímulos são apresentados na caixa de condicionamento, com o procedimento de linha de base.

Em uma investigação cientifica procura-se conhecer o fenômeno a ser investigado antes da introdução da variável experimental que se quer estudar. Este conhecimento serve para que possamos ter uma base de comparação e posterior avaliação dos efeitos dessa variável.

Introduzimos novos estímulos dentro da caixa experimental e fizemos também novas manipulações experimentais com eles e é por isso que levantamos uma Linha de base.

Esse experimento consiste em analisar as respostas do sujeito aos níveis de luz, e liberando água (estimulo) quando o mesmo chegava perto do bebedouro.

Foi utilizado sobre a caixa experimental uma lâmpada afixada. Para ligá-la era necessário que nós nos familiarizar com o controle de luz. Havia cinco botões que controlam a intensidade de luz na caixa experimental. Era possível apresentar, em diferentes momentos, 5 estímulos que correspondem a diferentes intensidades de luz em um continuo que vai do "escuro" até a "luz acesa". Trabalhamos com 4 diferentes intensidades de luz e com a luz apagada: assim, os estímulos que usamos no experimento foram: 0%, que corresponde à luz apagada, até 100%, que corresponde à luz em sua intensidade máxima, passando pelas intensidades 25%, 50% e 75%. Este procedimento envolveu 3 Fases:

Na Fase I que é o de Recondicionamento operante, todas as respostas de pressão à barra eram consequências com água (automaticamente). Ou seja, as respostas de pressão à barra eram reforçadas no esquema CRF (reforçamento contínuo). Esta fase terminou quando o sujeito emitia uma frequência de respostas alta e constante que durou 15 minutos, foi realizada no dia 21 de agosto de 2018 com início 08:28hrs á 08:43hrs.

Na Fase II de Linha de Base, Consiste em apresentar os estímulos (as quatro intensidades de luz e o escuro), um depois do outro, sem qualquer interrupção entre eles, foi feito segundo a ordem indicada na folha de registro. Durante esta fase, o reforço não estava disponível. O objetivo era apenas observar como o animal se comportaria perante os novos estímulos que introduzimos. Reforçar respostas perante um ou outro estimulo, ou mesmo perante todos, será uma interferência que impedirá a avaliação que pretendemos fazer. Essa fase teve a duração de 15 minutos, com início das 08:43hrs á 08:58hrs, no dia 21 de agosto de 2018.

Na Fase III de Fortalecimento da resposta Após os 15 minutos de teste de linha de base, iniciamos um procedimento de fortalecimento das respostas. As primeiras 5 respostas de pressionar a barra do animal foram reforçadas em CRF. Em seguida, nós aumentamos a exigência para a liberação da água e liberáramos as dez gotas seguintes em FR 2. Em seguida, até o final desta fase, nós reforçamos as respostas do rato de acordo com o esquema FR3, esta fase durou 10 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com