TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficencia Mental

Dissertações: Deficencia Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: A Deficiência Mental no âmbito escolar

1. INTRODUÇÃO:

A sociedade atribui erroneamente à escola a tarefa de transformar o mundo, mas a verdadeira tarefa da escola é transformar o aluno, o futuro da sociedade que vai se tornar em um agente capaz de transformar o mundo. E a escola deve ser capaz de transformar a todos os alunos, sejam deficientes ou não. No entanto, a finalidade deste documento é ampliar as reflexões sobre a inclusão dos alunos cegos no âmbito escolar.

2. DESENVOLVIMENTO:

Para que ocorra uma inclusão real dos deficientes mentais nas atividades da escola, é preciso que haja uma modificação das politicas educacionais em vários aspectos. A adaptação das aulas é essencial para viabilizar o aprendizado do deficiente. O acompanhamento constante do interprete é fundamental para o desenvolvimento do mesmo. Pois, o deficiente mental faz as mesmas coisas, mas usa técnicas diferentes. A convivência do aluno deficiente mental e do professor na sala de aula é um assunto ainda muito discutido entre os profissionais, pois o educador deve estar preparado e a escola deve dar condições para que os alunos tenha acesso a todas as oportunidades e direitos iguais.

É importante ressaltar que não basta decretar a interpretação do aluno deficiente mental, misturá-lo com os outros alunos e um professor para que a sua integração escolar e consiga, nem tão pouco se garanta o desenvolvimento das suas capacidades/aprendizagens; não parece sensato olhar para o professor e ver como salvador, mas sim como orientador que juntos em equipe podem transformar a vida cotidiana do aluno deficiente, oferecer a ele condições dignas e conhecedor dos seus direitos de igualdade. Pois todas as crianças e adolescentes tem direito a educação, incluindo os portadores de necessidades especiais. As escolas devem estar preparadas para receber os alunos com deficiência, e talvez seja essa a grande dificuldade no sistema educacional. A deficiência, ela física, mental e etc., não pode ser uma barreira para que a criança ou o jovem frequente o ambiente escolar. O preconceito também deve ser excluídos, principalmente na escola onde prepara-se os jovens para ser os futuros responsáveis pela sociedade.

Cabe ainda ressaltar, que as dificuldades encontradas podem ser variadas, partindo desde a estrutura escolar, sem rampas de acessos, elevadores e toda a acessibilidade necessária para estes alunos, ate o desconhecimento e despreparo dos professores para lidar com determinadas situações. Não adianta as leis garantirem acesso as escolas regulares aos deficientes se não há fiscalização e as escolas acabam por não cumprir as obrigações legais.

3. CONCLUSÃO:

O sistema educacional é um meio importante para auxiliar os deficientes a ter uma adaptação nas escolas. A preparação de uma unidade escolar deve ser para todos, e sua estrutura abrigar todo e qualquer tipo de deficiência. E o papel da mesma, da família e dos pais é importante para que os deficientes possam frequentar a escola com as mesmas oportunidades e tratamento.

Conclui-se, que todos os meios a adaptação no âmbito educacional ou social da criança com necessidade especial devem contribuir para que a mesma possa inserir tanto no âmbito escolar, quanto social e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com