TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Degenerescência

Casos: Degenerescência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 11

1- As áreas constitutivas das ciências sociais conceitue cada umas delas.

As áreas constitutivas das ciências sociais:

Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A Sociologia estuda o homem e o universo sócio-cultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam, não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade;

2- Qual o Papel do indivíduo na sociedade?

Nós seres humanos devemos ter consciência de que vivemos em um meio social e todos nos temos que viver em sociedade, ninguém aguentaria viver só em certo lugar. As pessoas que cada dia vão passando pela nossa vida, vai formando um laço de amizade, que também contribui para vivermos em sociedade.

O individuo ele sente necessidade de viver em sociedade, isso é junto com outras pessoas, seja na escola, igreja, trabalho e principalmente na família, e nela que o individuo tem que viver em harmonia, pois a família é a base principal da formação do individuo.

3- Quais os saberes espontâneos?

Esses saberes espontâneos se subdividem-se em outros saberes: a Intuição (senso comum, tipo de saber que é construído assim que uma primeira compreensão vem a mente e não é um tipo de saber científico que precisa ser comprovado pela ciência); a Tradição (saberes historicamente acumulados, que são passados das gerações antigas as futuras e onde carrega consigo as crenças, mitos, conhecimentos voltado para a própria agricultura, entre outros) e por fim a Autoridade (um conjunto de regras que se estabelece como forma de proibir as pessoas e ao mesmo tempo, conscientizando-as, existindo nas Escolas, Igrejas, entre outros, de forma que deve ser seguido, caso contrário, haverá algum tipo de castigo ou punição).

4- O Saber Racional

O Saber Racional é um tipo de saber onde este está baseado na razão. Foi com os gregos que se deu esse início, onde estes começaram a desconfiar das explicações dadas sobre como surgiu o universo, acreditando que a mente era capaz de produzir saberes apropriados.

5- Características das C.N

1º As ciências naturais encerram uma classificação que abarca as áreas da ciência que visam a estudar a natureza em seus aspectos mais gerais e fundamentais, isso é o universo como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural e com validade universal, fazendo-o de forma a focar-se nos aspectos físicos e não no homem ou em aspectos antropogênicos em si

2º Ciências Naturais estuda fatos simples.

3 Normalmente trata-se de eventos que tem uma única causa ou uma cadeia lógica que leva a um fim único.

4 Eventos isoláveis – os fenômenos podem ser analisados separadamente e fora do contexto em que foram produzidos.

5 impacto maior na coleta de dados e durante o processo de pesquisa.

6- Características das C.S

Ciências sociais é um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos

2 As ciências sociais estudam fatos complexos.

3 Eventos que tem causas múltiplas que interagem entre si em determinadas cicunstancias e produzem eventos únicos e específicos.

4 Os eventos não perdem seu significado se foram analisados sem levar em consideração o contexto em que foram produzidos.

5 Os eventos não podem ser reproduzidos em laboratório pois perderiam totalmente suas características originais.

7- Conceito de cultura

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

8- Diversidade cultural: são os diversos tipos de cultura de um povo.

9- Etnocentrismo: Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.

10- O relativismo cultural - é um método de se observar sistemas culturais, sem os avaliar com conceitos ocidentais-modernos de moral e ética.

11- Equívocos sobre determinismo: Por ser um tema com diversas interpretações, o determinismo é alvo de muitas críticas. Alguns estudiosos afirmam a não-causalidade para justificar a livre escolha e o livre-arbítrio. Geralmente, os críticos atribuem as características como o fatalismo ou mecanicismo aos deterministas. Ainda segundo os contrários à filosofia determinista, o desejo e a vontade dos animais existem em um universo separado do causal.

Entretanto, alguns estudos indicam que os críticos não consideram o 3º tipo de determinismo (co-determinismo), que leva em consideração diversos modos de causalidade que geram os níveis de realidade como o planetário, o social, o psíquico, entre outros. Outros tipos de determinismo são: ambiental, econômico, comportamental, mecânico, social, psicológico, linguístico e histórico.

12- Teoria das 3 raças: Na atualidade não existe nenhuma sociedade ou grupo social que não possua a mistura de etnias diferentes. Há exceções como pouquíssimos grupos indígenas que ainda vivem isolados na América Latina ou em algum outro lugar do planeta.

De modo geral, as sociedades contemporâneas são o resultado de um longo processo de miscigenação de suas populações, cuja intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com