TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da criança 0-2 anos

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        O CRESCIMENTO FISIOLÓGICO        

2.1        O Crescimento Físico e Mental        

3        REFLEXOS        

3.1        Reflexos Primitivos        

3.1.1        Reflexo de moro        

3.1.2        Reflexo de Busca e Sucção        

3.1.3        Reflexo de Preensão        

3.1.4        Reflexo de Babinski        

3.1.5        Reflexo Tônico Cervical Assimétrico        

3.2        REFLEXOS POSTURAIS        

3.3        REFLEXOS LOCOMOTORES        

3.3.1        Reflexo de Marcha        

3.3.2        Reflexo de Natação        

4        MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR        

4.1        Controle da Cabeça        

4.2        Controle das mãos        

4.3        Locomoção        

5        LINGUAGEM        

5.1        Os Gestos        

5.2        Primeiras Palavras e Sentenças        

6        DENTIÇÃO        

7        CONCLUSÃO        

8        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

        O desenvolvimento de uma um recém nascido tem diversas fases e caracterizações específicas. O desenvolvimento cerebral ocorre em ritmo acelerado de acordo com a mielinização dos neurônios. Diversos fatores podem interferir nesse processo, mas uma criança normal tende a seguir certos padrões reflexivos, motores, fisiológicos e sociais. O objetivo desse trabalho é indicar algumas dessas fases e demonstrar as características típicas de um adulto em desenvolvimento considerado normal.


  1. O CRESCIMENTO FISIOLÓGICO

  1.  O Crescimento Físico e Mental

Os dois primeiros anos da vida de um bebê são os mais importantes. Ele crescerá e aprenderá mais nesse tempo do que em qualquer outra fase da vida. Estima-se que aos dois anos de vida a criança tenha metade do tamanho de um adulto, que dobre de peso por volta dos 5 meses de vida e seu cérebro pese 70% do seu peso adulto.

Nos primeiros três meses os bebês dormem aproximadamente 16 horas por dia. É durante o sono que o cérebro processa novas coisas. Essa quantidade de sono é necessária para lidar com o constante fluxo de informações, que nessa fase estão mudando e desenvolvendo aspectos fisiológicos do cérebro.

Bebês também possuem mais ossos do que um adulto. Muitos deles se fundem e alguns são formados. Surpreendentemente bebês não têm rótulas. É só quando o processo de andar amadurece que a cartilagem do joelho endurece e vira um osso.

  1. REFLEXOS

Existem 27 reflexos em um bebê que não o acompanharão na vida adulta. Esses reflexos se apresentam e desaparecem em idades estimadas, por isso são os principais meios de verificação da integridade clínica e neurológica do recém-nascido. Os reflexos podem ser primitivos, posturais ou locomotores.

  1. Reflexos Primitivos

Os reflexos primitivos do bebê são reações involuntárias e simétricas que ocorrem em resposta à um estímulo externo. São aqueles podem ser relacionados à sobrevivência, com funções de busca de alimentação e de proteção. Os principais deles são: moro, busca e sucção, preensão, babisnki e tônico cervical assimétrico.

  1. Reflexo de moro

É um reflexo mais intenso nos primeiros três meses de vida. Ele ocorre quando é feito um movimento mais brusco ou o bebê se assusta. Uma maneira fácil de demonstrá-lo é deitando o bebê, encolhendo seus braços junto ao seu corpo e em seguida soltá-los. Se não houver nenhuma lesão no cérebro ou na medula o bebê esticará os braços com as palmas das mãos voltadas para cima e em seguida os encolherão de volta junto ao corpo. Como em um movimento de abraço. Sua presença em bebês mais velhos e em adultos também pode indicar alguma lesão.

  1. Reflexo de Busca e Sucção

Esse é um reflexo bem simples de ser verificado. Consiste em tocar nos lábios ou na boca do bebê. Com o reflexo normal ele irá virar a cabeça em direção ao toque, abrir a boca e iniciar a sucção. É presente desde o nascimento e costuma desaparecer por volta dos 9 meses de vida.


  1. Reflexo de Preensão

Esse talvez seja o reflexo mais conhecido. Ele ocorre com a estimulação das palmas das mãos do bebê. O modo mais simples de verificá-lo é colocando os dedos nas mãos do bebê. Elas se fecharão ao redor do dedo com considerável força. Esse reflexo recebe o nome de reflexo de preensão palmar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com