TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da linguagem humana

Artigo: Desenvolvimento da linguagem humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL-FAAO

SUIANNY BRANDÃO DE MELO REBOUÇAS

LINGUAGEM

Rio Branco

2014

SUIANNY BRANDÃO DE MELO REBOUÇAS

LINGUAGEM

Rio Branco

2014

A linguagem é uma das capacidades mais importantes, se não a mais importante dos seres humanos, pois é esta que nos diferencia de outros seres. Jamais foi vista outra espécie que tenha desenvolvido por si só um sistema de comunicação tão complexo como a linguagem humana.

Assim como os demais tipos de desenvolvimento dos seres humanos dos quais já estudamos a linguagem vai se aprimorando aos poucos até atingir um desenvolvimento mais refinado. Portanto qualquer humano que não tenha suas faculdades danificadas é capaz de aprender a falar somente pelo fato de estar em interação com outros seres humanos e sem necessidades de um treinamento especifico. Como o pensamento e a linguagem estão estreitamente unidos em seus usuários, é preciso que se analisem as possíveis interferências que um deles pode ter sobre o outro, assim como o modo pelo qual eles se relacionam entre gestos, ações, expressões e percepção.

Agora veremos como inicia-se o desenvolvimento da linguagem, e a partir de idade as crianças começam a desenvolver o sistema de comunicação.

Sabemos que os bebês ainda no útero materno começam a ter contato com a linguagem pois a fala materna e sua experiência pós-natal, por mais reduzida que seja as crianças podem perceber diferenças na entonação, estrutura rítmica, melodia e etc.

Então antes mesmo de as crianças começarem a produzir as primeiras palavras elas já captam diferenças no material sonoro e na melodia na entonação e no ritmo da linguagem. Antes dos 12 meses de idade a criança não emitem palavras assim como os adultos, elas se comunicam através de sons, gestos e ações.

As primeiras palavras começam a aparecer a partir dos 12 meses, sendo que em algumas essas primeiras palavras podem começar até os 24 meses, porem isso não afeta em nada o seu desenvolvimento posterior. Entre os 12 e 18 meses as crianças já pronunciam cerca de 50 palavras. Depois que esse repertorio léxico supera essas 50 palavras, que ocorre até os quatro anos de idade as crianças começam a suas produções mais complexas, seu repertorio vai se tornando muito mais rico e tornam-se capazes de produzir diferentes combinações de consoantes e vogais.

A partir dos quatro anos de idade ocorrem avanços importantes que chamamos de ajuste morfológico, onde há uma modificação nas raízes das palavras e na conjugação dos verbos.

Próximo dos cinco e seis anos de idade a criança começa a desenvolver seu conhecimento com relação a leitura e escrita e isso as ajuda a saber diferenciar mudanças de certos sons, Essas habilidades de língua e escrita são de extrema importância para o desenvolvimento e comunicação da criança, pois uma vez detectado deficiência na leitura e na escrita automaticamente é percebido falha na linguagem.

Próximo aos dez anos de idade ainda é percebido vários avanços importantes no desenvolvimento da linguagem como diferenciação na entonação e significado a seus comportamentos e gestos, isso faz com que as crianças possam se comunicar através de uma linguagem corporal onde elas podem demonstrar ironia, decepção e entusiasmo entre outras.

A linguagem não se reduz basicamente em saber falar, ou uma série de regras linguísticas. É preciso que se saiba usar para algo pois a linguagem nos permite muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com