TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM HUMANA

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 5

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ENTREGA 10,12, 17 E 19 DE NOVEMBRO.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM HUMANA –

Fórum de Conteúdo 2 – 12/11/2014

1.Com suas palavra e ilustrando com um exemplo que você possa elaborar, explique (entre 5 e 7 linhas e com suas palavras a partir de leituras realizadas do material didático e da realização da Atividade Prática 3) o que você compreende por dialogismo, ideia apontada por Bakhtin:

Resposta:

O dialogismo é a manifestação da linguagem, a conversa é a essência de todas as coisas, não sendo a criação de um único locutor. A teoria de Bakhtin mostra que diversas pessoas utilizam a mesma palavra para manifestar momentos vividos. Cada expressão traz consigo um significado que já lhe foi incumbido. Bakhtin valorizava as vozes sociais e também as vozes individuais.

FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DA EDUCACAO INFANTIL –

Fórum de Conteúdos 2 – 12/11/2014

1. Com base na proposta de projetos de trabalho para a Educação Infantil, construa um esboço de planejamento, em uma das áreas – lingüística motora ou lógico-matemática -  com base nas seguintes questões:

1. Turma: 4º ANO

2. Área de conhecimento: lógico-matemática

3. Título: “todo jogo pode ser usado para muitas crianças, mas seu efeito sobre a inteligência será sempre pessoal e impossível de ser generalizado” (p.16).ANTUNES (2005).

4. Proposta de atividade inicial:

JOGO: Pegar ou Escapar

MATERIAL: Não necessita de materiais, apenas uma quadra com as demarcações, ou mesmo um espaço suficiente para o deslocamento de todos os alunos sem dificuldade.

PROCEDIMENTO: Os alunos são divididos em dois grupos, onde cada grupo deverá ficar de um lado da quadra. Um grupo será OS NÙMEROS PARES e o outro OS NÙMEROS IMPARES. O professor falará um número, onde, caso seja ímpar, o grupo que corresponde aos números ímpares, deve ESCAPAR, e os que correspondem aos números pares, deve tentar PEGAR os colegas impares (e vice e versa). Quando um aluno é pego, ou escapa quando deveria pegar, passa para o outro grupo.

5. Proposta de atividade final:

JOGO: Coelhinho na toca

MATERIAL: Arcos coloridos

PROCEDIMENTO: Inicialmente cada aluno (coelhinho) possuirá uma toca (arco), ao sinal do professor, todos devem correr para uma linha determinada. Quando o professor fornecer outro comando, os alunos devem voltar para os arcos, contudo, os arcos serão retirados um a um, até restar apenas um arco, no qual, todas as crianças deverão dividi-lo juntas.

6.  Proposta avaliativa: 

Através desse estudo, é possível constatar que apenas as capacidades lingüísticas e matemáticas e que é necessário levar em consideração vários aspectos (cultura, potencialidades e dificuldades), e que deveriam ser realizados testes variados, de acordo com as características de cada indivíduo. Enfatizando que as pessoas são diferentes, contudo, ao invés de rejeitar e classificar essa questão, valorizar as diferenças individuais das pessoas. Na educação física escolar  podem desenvolver atividades, jogos que estimulem as diferentes capacidades, inteligências de cada pessoa proporcionando desde a infância, vivências significativas e estimulantes.

FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DOS ANOS INICIAIS –

Fórum de Conteúdos 2 – 10/11/2014

1.Visite uma escola de ensino fundamental no seu bairro ou município e procure observar a sua organização espacial, enriquecendo essas informações por meio de conversa com professores, funcionários e alunos. Depois, registre as informações coletadas, destacando itens como:

·         Prédios: quantos são tipos de material da construção, número de salas de aula, banheiros e salas diversas, condições de iluminação e ventilação natural, presença rampas e outras adaptações arquitetônicas especiais etc.

·         Salas de aula: dimensões, mobiliário, número de alunos por sala, arranjo espacial das carteiras e outros objetos, mobilidade dos alunos, interação professor/alunos e alunos/alunos etc.

·         Espaços abertos: quais existem como são quem os ocupa etc.

·         Espaços externos: quais são ocupados pela escola na comunidade local e na cidade, motivo da ocupação, quem os ocupa etc.

Com base nas anotações feitas, emita um parecer que avalie se esta escola atende aos objetivos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 

RESPOSTA:

Visita a Escola SEIHB, sociedade de ensino humano do Brasil, está localizada na Avenida Ismael Araújo, 793, entre as ruas Profº José Algotinho e Rosa Passos, no Bairro do Santíssimo, Município de Santarém, Estado do Pará.

A escola oferece: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O número de alunos matriculados na escola é de 580 alunos, as turmas são formadas de 15 a 20 alunos por sala sendo 29 salas. Prédio recém -  reformado, com três andares, todo em alvenaria, com quadra de esportes, cantina e acomodações adequadas para a hora do lanche, banheiros atendendo a necessidades dos alunos, e também rampa para deficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com