TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento na Adolescência

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.419 Palavras (30 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 30

Índice

Introdução        3

Desenvolvimento físico        4

Desenvolvimento cognitivo        10

Desenvolvimento psicossocial        16

Bibliografia        25

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento I, foi-nos proposto a realização de um trabalho que se baseia no Desenvolvimento na Adolescência.        

Deste modo aprofundaremos o conteúdo fazendo uma breve definição sobre a Adolescência, baseando-nos essencialmente no Desenvolvimento Físico, Desenvolvimento Cognitivo e Desenvolvimento Psicossocial.

A Adolescência é a passagem no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. Normalmente inicia-se a partir dos 11-12 anos, até aos 20 anos aproximadamente. Em geral considera-se que a Adolescência começa com a puberdade, processo que conduz à maturação sexual, ou seja, a capacidade de reprodução. Atualmente a puberdade começa mais cedo do que antes, e o ingresso em uma profissão tende a ser mais tarde, uma vez que as sociedades complexas exigem longos períodos de educação para que o jovem possa assumir responsabilidades adultas. (Papalia, Olds, Felman, 2013)

O início da Adolescência, é caracterizado por um crescimento não só em dimensões físicas como também em competências cognitivas, em autonomia, auto-estima e em intimidade, no entanto, alguns jovens não conseguem lidar com tantas mudanças ao mesmo tempo podendo precisar de auxílio para superar os perigos ao longo do caminho. Alguns adolescentes enfrentam maiores ameaças ao seu estado físico e mental, como por exemplo gravidezes, partos precoces e altas taxas de mortalidade por acidente, homicídio e suicídio, situações estas que acontecem essencialmente nos países menos desenvolvidos. Contudo, apesar dos riscos deste período, a maioria dos jovens passa pelos anos de adolescência com boa saúde física e mental. (Papalia, 2013)

Desenvolvimento Físico

1.        Puberdade: O fim da Infância

Ao longo da puberdade, existem várias mudanças biológicas como, por exemplo, o crescimento acelerado da altura e do peso, alterações na forma do corpo e obtenção de maturidade sexual. Estas mudanças fazem parte de um longo e complexo processo, iniciado antes do nascimento, mas que continua até à idade adulta. (Papalia, 2013)

Como a Puberdade se inicia

A puberdade inicia-se com um aumento acelerado na produção de hormonas sexuais. Entre os 5 e os 9 anos, os supra-renais separam grandes quantidades de androgénios, participando no crescimento dos pêlos axilares, pubianos e faciais. (Papalia, 2013)

Mais tarde, nas raparigas, aumenta a produção de estrogénio, estimulando o crescimento dos genitais femininos e o desenvolvimento dos seios, enquanto a testosterona influencia o crescimento do clitóris, os ossos e os pêlos púbicos e axilares. Por outro lado, nos rapazes, aumenta a fabricação de androgénios, principalmente a testosterona, estimulando, assim, o crescimento dos genitais masculinos, a massa muscular e os pêlos do corpo. (Papalia, 2013)

Ambos os géneros possuem tipos de hormonas, porém, as raparigas apresentam níveis superiores de estrogénio, enquanto os rapazes possuem níveis superiores de androgénios. Porém, esta “explosão” da atividade hormonal está dependente do nível de peso. (Papalia, 2013)

O acumular da leptina, pode vir a estimular o hipotálamo, estrutura na base do cérebro, e enviar sinais pulsantes para a hipófise, podendo, esta, enviar sinais às glândulas sexuais para aumentarem a sua secreção de hormonas. Assim, pode explicar-se porque é que as raparigas com peso mais elevado entram na puberdade mais cedo do que as raparigas com peso mais baixo. (Papalia, 2013)

No entanto, o sexo, a idade, o temperamento e o momento em que ocorre a puberdade podem moderar as influências hormonais, assim como os fatores ambientais podem interferir. Os adolescentes tendem a iniciar as suas atividade sexuais, de acordo com o que os amigos fazem e não com o que as suas glândulas expulsam. (Papalia, 2013)

Tempo, Sequência e Sinais de Maturação

O início da puberdade tem uma faixa de aproximadamente sete anos, tanto em rapazes como em raparigas. Em ambos os sexos, este processo demora cerca de quatro anos e inicia-se dois ou três anos mais cedo nas raparigas. (Papalia, 2013)

As mudanças ocorridas neste período de tempo incluem:

•        o surto do crescimento adolescente;

•        o desenvolvimento dos pêlos pubianos;

•        a voz mais grave;

•        o desenvolvimento muscular. (Papalia, 2013)

Nas raparigas, a maturação dos órgãos reprodutivos leva ao início da menstruação e, nos rapazes, leva há produção de esperma. (Papalia, 2013)

Os estudantes do desenvolvimento humano verificaram uma tendência secular (tendência que inclui várias gerações) na puberdade como, por exemplo, a diminuição da idade em que esta se inicia e durante a qual os jovens alcançam uma estatura adulta e maturidade sexual. (Papalia, 2013)

As crianças saudáveis e bem nutridas amadurecem mais cedo e crescem mais. A idade média dos rapazes no início da puberdade é aos 12 anos, podendo, no entanto, apresentar mudanças entre os 9 e os 16 anos. Por outro lado, as raparigas, apresentam mudanças dos 8 aos 10 anos. (Chumlea, 1982; Ellis, Abrams e Wong,1997; Herman-Giddens et al.., 1997; Kaplowitz et al., 1999 cit in Papalia, 2013).

Sequência usual de mudanças fisiológicas na Adolescência

Características Femininas

Idade de aparecimento

Crescimento dos seios

6-13

Crescimento dos pêlos pubianos

6-14

Crescimento corporal

9,5-14,5

Menarca

10-16,5

Pêlos axilares

Cerca de dois anos após o aparecimento de pêlos pubianos

Aumento na produção das glândulas sebáceas e sudoríparas (o que pode causar acne)

Aproximadamente na mesma época que o aparecimento de pêlos axilares

Características Masculinas

Idade de aparecimento

Crescimento dos testículos, escroto

10-13,5

Crescimento dos pêlos pubianos

12-16

Crescimento corporal

10,5-16

Crescimento do pénis, da próstata, das vesículas seminais

11-14,5

Alteração na voz

Aproximadamente na mesma época que o crescimento do pénis

Primeira ejaculação de sémen

Aproximadamente um ano depois do início do crescimento do pénis

Pêlos faciais e axilares

Aproximadamente dois anos após o aparecimento de pêlos pubianos

Aumento na produção das glândulas sebáceas e sudoríparas (o que pode causar acne)

Aproximadamente na mesma época que o aparecimento de pêlos axilares

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (268 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com