TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico e Intervenção em Psicologia

Por:   •  23/5/2021  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 1][pic 2]

Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Itanguá – Sorocaba

São Paulo, CEP 18050-000 – Tel.: (15) 33211478

Sorocaba/SP 17 de maio de 2021

Julio Cesar Sanches Soler

RA 3563136 - 5º semestre noturno

Diagnóstico e Intervenção em Psicologia

Atividade Discursiva

O laudo psicológico é um tipo importante de documento produzido pelo psicólogo, sendo utilizado em inúmeras situações profissionais, pode ser entendido como uma forma de comunicar o resultado final de um trabalho de avaliação psicológica, apresentando de forma sistemática como esta foi realizada. A estruturação adequada do laudo psicológico é de extrema importância para que a comunicação entre o psicólogo e seu interlocutor seja eficaz.

Disserte sobre os principais aspectos do laudo psicológico.

Atividade Discursiva:

        O laudo psicológico trás a discrição da condição psicológica, determinado pelo histórico social, político e cultural, colido através de pesquisa no decorrer da avaliação psicológica. Instrumentos tais como, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenções verbais entre outros são usados para a coleta de dados, respeitando a abordagem teórica científica e técnica escolhida pelo psicólogo.

O laudo psicológico é o resultado da concretização de um processo de avaliação psicológica que pode ser realizado em várias áreas de atuação da Psicologia. A forma de elaboração desse material tem sido alvo de críticas e reclamações junto aos conselhos da classe e observado em cursos de pós-graduação quando o tema é suscitado, percebendo-se a dificuldade dos profissionais em realizar uma escrita clara, concisa e objetiva, respeitando todos os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (SILVA, 2014 apud PESSOA, 2016).

        O laudo psicológico possui narrativas claras e precisas, seus termos têm conceituações embasadas em sustentações da abordagem teórica. Contém o laudo psicológico estrutura que possibilidade sua sustentação e compreensão:

  • identificação: tem a finalidade de trazer informações sobre, quem elaborou, quem solicitou, o assunto, a finalidade;
  • descrição da demanda: descrição das informações relativas ao pedido que deu origem ao documento, justificando o procedimento usado;
  • procedimento: trás a narrativa sobre os métodos e instrumentos que foram usados nas coletas das informações, o referencial teórico utilizado que sustenta o laudo e assim avaliando a contexto demandado;
  • analise: descrição metódica, com fidelidade nas coletas referente à demanda, questões de ordem psicológicas (sociais, econômicas e políticas) que formam a subjetividade, assim trazendo um parecer dinâmico e não definitivo do que foi observado e investigado. Respeita-se aqui a ética e o sigilo das informações, conforme determina o Código de Ética Profissional do Psicólogo.
  • conclusão: exposição e considerações sobre o resultado do estudo a partir das referencias teóricas que sustentam o trabalho. Transmissão da analise de demanda e do processo de avaliação psicológica ao solicitante. Na conclusão, encerra-se o documento, trazendo local, data de emissão, assinatura do psicólogo e o seu número de inscrição no CRP.

Referencias Biográficas:

SILVA, Marlene Alves da. Laudos psicológicos: como fazer?. Bol. psicol,  São Paulo ,  v. 66, n. 145, p. 211-213, jul.  2016 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000200009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  17  maio  2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com