TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico institutional

Por:   •  27/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.478 Palavras (14 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA

                         ERIKA NATÁLIA DOS SANTOS NASCIMENTO

ISABELLA DE PAULA ALVES DA SILVA

JOSÉ FELIPE FREITAS DO NASCIMENTO

LAÍS APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA

LUANA MARIA DE SALES OLIVEIRA

RHULLYO ANDERSON BEZERRA BERNARDO

THAISE RAYANA PESSOA GOMES FERREIRA

     DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: INVEST ASSESSORIA

JOÃO PESSOA

2016

ERIKA NATÁLIA DOS SANTOS NASCIMENTO

ISABELLA DE PAULA ALVES DA SILVA

JOSÉ FELIPE FREITAS DO NASCIMENTO

LAÍS APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA

LUANA MARIA DE SALES OLIVEIRA

RHULLYO ANDERSON BEZERRA BERNARDO

THAISE RAYANA PESSOA GOMES FERREIRA

[pic 1]

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: INVEST ASSESSORIA

        

        Registro de Atividade apresentado à Disciplina Psicologia e Relações de Trabalho, ministrada pela prof.ª Camila Y. M. Maia, em cumprimento às exigências do componente no presente estágio.

JOÃO PESSOA

2016

SUMÁRIO[pic 2]

  1. APRESENTAÇÃO..................................................................................................3
  1. Diagnóstico Organizacional
  1. A ORGANIZAÇÃO.................................................................................................5
  1. História
  2. Organograma
  1. ENTREVISTA.........................................................................................................7
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..............................................................................8
  1. Treinamento
  1. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.........................................................................11
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................13
  3. POSTURA CRÍTICA.............................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

1 APRESENTAÇÃO

        O presente registro teórico expõe um processo de Diagnóstico Organizacional, realizado através de etapas e critérios e conta com a explanação de aspectos relevantes da empresa investigada, a fim de se obter resultados significativos e compreensão íntegra dos conteúdos abordados na teoria e na prática desta atividade.

  1. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

O diagnóstico organizacional é uma ferramenta que nos permite enxergar de forma integral o estudo a ser realizado; consegue-se verificar a existência de problemas e fornecer vias para intervir e suspender as queixas. Em seu conceito, o diagnóstico consiste na primeira etapa do processo de consultoria e assistência técnica que visa proporcionar à organização subsídios necessários para seu desenvolvimento saudável, eficiente e eficaz.

Seu objetivo principal é representar fielmente a situação real atual da instituição e delinear metas e objetivos. Os métodos de diagnóstico são práticos e adaptados às condições específicas de determinada atividade profissional. Baseia-se na identificação de problemas a partir dos “sintomas”, mas nunca se chega a uma total comprovação, sempre há a presença de intuição.

O processo de diagnóstico envolve coleta e cruzamento de dados e informações, definição de pontos fortes e fracos e detalhamento dos problemas por meio de análise aprofundada, a qual identifique as causas e os aspectos passíveis de melhoramento. Esta é uma atividade que exige experiência, dedicação, pois, qualquer percepção distorcida do diagnosticador comprometerá os resultados do processo e o futuro planejamento. A parte intuitiva do diagnóstico é inevitável, porém, não é excluída a objetividade, este é comparado com o trabalho de outros analistas e os resultados endossados por eles possuem maior probabilidade de acerto.

Nas fases de abertura e contexto, observação, interesse, questionamentos, informações são princípios que o consultor deve seguir. No período de transferência e compromisso, há-se o contrato entre as partes; na postura reflexiva (pesquisa-ação), deve-se executar um processo dinâmico e flexível.

O diagnóstico tem um caminho composto por cinco fases: organização, orientação, direcionamento, plano de ação e avaliação. Para que este seja um trabalho bem sucedido, o profissional responsável deve conhecer a organização como um todo e não somente especialidades isoladas.

O sucesso organizacional pode ser garantido se, essencialmente, três papéis forem cumpridos: função orientada para a política, planejamento estratégico integrado e orientação para a função.

A estrutura ambiental geralmente está dividida em três níveis, sendo eles, os ambientes geral, operacional e o interno. Para o trabalho de análise ambiental, o processo deve estar ligado ao planejamento operacional atual e empenhar-se continuamente para melhorá-lo. O modelo de ciência social elaborado por Kurt Lewin tem sido bastante adotado no planejamento e implementação de programas de mudanças psicossociais e constitui quatro fases: coleta de dados, diagnóstico, ação e avaliação.

Considerando o constante processo de transformação das organizações que configuram o mundo atual, o comportamento e capital humanos também são afetados e, com isto, conclui-se que o diagnóstico organizacional em sua abrangência não pode deixar de lado o quesito relações humanas, pois as pessoas constituem a base para compreensão dos fenômenos organizacionais e é através delas que pode-se delinear as ações de mudanças necessárias.

  1. A ORGANIZAÇÃO

  1. HISTÓRIA

A Invest Assessoria é uma consultoria financeira que atua como correspondente fiel do Banco Bradesco, oferecendo serviços como Empréstimos Consignados, Empréstimos Pessoais, Seguros, Financiamentos, entre outros produtos da sua cartela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com