TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica formação

Tese: Didatica formação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Os fundamentos da Educação constituem as bases para a compreensão das dimensões do fenômeno educativo ao longo da historia da educação e da escola do ponto de vista histórico, filosófico, sociológico e psicológico. Trazem á luz os conhecimentos pedagógicos historicamente produzidos e sua reflexão sobre os mesmos, situando o homem como sujeito que se mobiliza na historia do seu desenvolvimento educacional e mobiliza-se com esta mesma historia mediado pelas transformações do mundo e de si.

Segundo LUCKES (1990, P.33) quando afirma que, “a reflexão filosófica sobre a educação é que dá o tom a pedagogia, garantindo-lhe a compreensão dos valores que, hoje, direcionam a pratica educacional e dos valores que deverão orientá-la para o futuro”. Então, se constata que a pedagogia nada mais é do que uma concepção filosófica da Educação, a qual deve ser exercida na práxis, para obter seu melhores resultados. A partir destas considerações, este trabalho tem por objetivo geral pesquisar a importância e a contribuição da Filosofia para a educação ajustar uma natureza, construir o progresso coletivo, inventar, entre muitas outras coisas. Dai, a filosofia de cada ser em si.

Este trabalho foi elaborado com a intenção de um melhor aprendizado, de melhores experiências e capacitação de produção de aprendizagem do curso de pedagogia á distancia. Com essas experiências, que serão levantadas na respectiva disciplina no que se refere aos fundamentos filosóficos da educação. Os objetivos são apresentar de forma clara e objetiva, o conhecimento dos fundamentos da educação, assim como as contribuições para um ensino de qualidade.

2 A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE E AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRICULO ESCOLAR.

Filosofia é a indignação sobre o mundo e o homem e tem como proposito encontrar a sua explicação, aspiração ao conhecimento das coisas pelo seu principio imutável e não pelos seus fenômenos transitórios. É a reflexão de uma determinada maneira sobre ideias e teorias.

A filosofia não resolve problemas, ela redefine os problemas, mostrando como seria, se atitudes diferentes fossem tomadas. A filosofia não se restringe nas teorias, métodos, mitos, religião, artes e outros. O que temos que entender é que a filosofia nos abre um leque de maneiras de filosofar e que o homem é o principal objeto da filosofia.

Desde quando nascemos estamos cercados de conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não tem a capacidade de explicar costumes ou maneira de agir. Na educação e na escola o ato de filosofar é por muitas vezes motivo de grandes discussões, visto que cada um tem sue modo de pensar, dúvidas e ideias. É na escola que aprendemos a questionar nossa própria vida e ação, não podemos almejar somente os interesses cotidianos, não podemos nos manter inertes na vida, precisamos diariamente buscar sentido do viver.

O que se percebe dos governantes é que a filosofia na educação e nas escolas não são métodos de ensino favorável, porque a filosofia colocada em pratica incomoda, eles nos da uma visão ampla dos acontecimentos ao nosso redor, e preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com