TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática: Ensino e a Pratica de Métodos e Técnicas

Por:   •  16/3/2016  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

A didática é uma ciência pedagógica que tem como foco principal o ensino e a pratica de métodos e técnicas que possibilitam que o aluno aprenda por meio de um professor.

Diferentes autores escreveram sobre o fenômeno educativo e o modo como ele acontece. O primeiro que escreveu um manual que explicitava “a arte universal de ensinar tudo a todos” foi Johannis Amos Comenius, que foi considerado o pai da didática moderna. Comenius procurou sistematizar um conjunto de conhecimentos, alguns mantidos segundo a tradição, outros modificados segundo a visão do autor, a respeito da atividade de ensinar. Nascia assim, formalmente a didática.

A importância de Comenius para a nossa educação se deve também ao fato de que, para ele, todos devem ter acesso á escola, sejam ricos ou pobres, do sexo masculino ou feminino.

Comenius foi professor durante toda sua vida e também escreveu muito. Nascido na Moravia região da Europa Central, Comenius escreveu suas idéias originalmente em língua Tcheca, mas, devido à forte repercussão positiva, seus textos foram traduzidos para o Latim.

Foram muitos livros escritos e publicados por ele, tratando dos mais variados assuntos. Além de textos sobre educação, á um mapa da Morávia que foi impresso em Amsterdã no ano de 1627, realizado a partir do detalhamento especificado por Comenius. Seus livros sobre educação tinham como preocupação explicitar métodos de ensino. O seu trabalho considerado mais importante é Didática Magna, escrito em 1621 a 1638. Comenius fez a redação desse texto a partir de um anterior, A Didática checa, escrito em 1932, livro que foi utilizado nas escolas hussitas da época, e que influenciou outras instituições escolares na Europa Central.

Nos textos de Comenius está a base para o trabalho docente em uma escola que não mais considerava a criança apenas como um adulto em miniatura, mas como um ser que deveria desde cedo ser ensinado e “preparado para a vida eterna”.

Para Comenius, a educação tem como função a salvação, concebida no seu sentido mais amplo de formação para a vida eterna. O ensinar tudo a todos está relacionado, sobretudo, a formação moral, ou seja, a formação religiosa da pessoa ou da criança. Para que isso possa acontecer, é necessário que se preparemos formadores da juventude e que eles sejam vistos como profissionais como quaisquer outros e com dedicação exclusiva em sua atividade.

Comenius também foi o primeiro educador a refletir e a chamar a atenção para a existência de diferenças significativas entre ensino e aprendizagem. Outros teóricos da Educação, posteriormente, por se preocuparem com o ensino, passaram também a pensar sobre o que seria aprender. Como Rousseau, Pestalozzi, Froebel, Dewey, Steiner, Montessori, Vygotsky e Piaget.

Todos eles estavam preocupados não apenas como a reflexão sobre o assunto, mas principalmente com a maneira como o aluno aprende. E a partir das ciências que melhor conheciam, pois elas faziam parte de sua formação inicial, escreveram sobre Educação com o olhar da psicologia, da antropologia, das ciências biológicas, da filosofia e da historia da Educação.

Como resultado desses estudos, podemos constatar que a didática, por estudar o fenômeno educacional ao longo dos anos, tem recebido influências de varias áreas do saber e de vários olhares que pertenceram a momentos históricos e locais geográficos diferenciados. Esses teóricos contribuíram muito para os estudos sobre o processo de ensinar e de aprender tivessem resultados positivos, no sentido de se tornarem mais adequados a uma determinada época ou lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com