TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades De Aprendizagem

Artigo: Dificuldades De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  9.419 Palavras (38 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 38

SEMANA PEDAGÓGICA – JULHO/2012

APOSTILA SOBRE

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Através deste estudo você estará investindo no seu futuro! Espera-se que o mesmo faça parte do grande sucesso de sua carreira.

Bons estudos!

CEPAC 2012

Introdução

Sejam bem vindos ao encontro sobre Distúrbios de Aprendizagem!

Ao longo deste serão estudados conteúdos que permitem conhecer o que são os distúrbios de aprendizagem, quais seus principais tipos, suas causas e como lidar com eles.

O objetivo é fornecer alguns conhecimentos necessários para detectar possíveis distúrbios de aprendizagem e obter competências e habilidades para lidar com diversas situações.

Não se tem aqui informações sobre todos os tipos de distúrbios existentes, embora aborde uma grande parte deles.

Os conteúdos são de grande utilidade para os profissionais e educadores que convivem, ou trabalham com pessoas detentoras de distúrbios de aprendizagem, embora seja preciso estar claro que pessoas que apresentam distúrbios de aprendizagem devem também ter o apoio de profissionais especializados, pois existem diferentes tipos de distúrbios e, cada um deles, necessita de uma ajuda profissional específica.

Bom Estudo!

Unidade 1- Dificuldades x Distúrbios de aprendizagem

1.1. Diferenças entre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem

Existe uma ampla discussão entre autores e profissionais da área da educação com relação a esse assunto. No entanto, não há um consenso ou uma posição definida para o mesmo. Dessa forma, vamos adotar neste estudo o princípio de que existem determinadas diferenças entre os termos “dificuldades” e “distúrbios” de aprendizagem.

O termo “dificuldades” pode ser usado para designar qualquer tipo de obstáculos encontrados pelos indivíduos no processo de ensino-aprendizagem. Eles podem ser das mais diversas ordens. Muitas vezes, os problemas não estão no aluno, mas ligados a elementos externos que o influenciam. Abaixo veremos exemplos de fatores que causam dificuldades na aquisição do conhecimento:

_ Problemas sociais como a desnutrição;

_ Ausência de motivação;

_ Conflitos familiares;

_ Baixa qualidade do sono;

_ Diferenças culturais;

- Deficiências na estrutura da educação: salas superlotadas; professores mal remunerados, pouco treinados e sobrecarregados;

_ Material didático inadequado;

_ Inadequação metodológica;

_ Mudanças no padrão de exigências da escola;

_ Baixo QI (Quociente de Inteligência)

_ Falta de interesse;

_ Problemas na visão;

_ Problemas na audição;

_ Problemas genéticos;

_ Comprometimentos neurológicos;

Assim, pode-se perceber que, independente da natureza das causas, elas podem gerar dificuldades e até mesmo impedimentos nas capacidades de aprendizado dos indivíduos. Porém, durante este estudo, o foco será dado aos Distúrbios de Aprendizagem. Eles também causam dificuldades no processo de aprendizagem, porém suas causas estão ligadas a características específicas dos indivíduos que refletem em dificuldades também específicas como será visto. Abaixo estão relacionadas algumas características de pessoas que possuem Distúrbios de Aprendizagem:

_ Apresentam quociente de inteligência normal, muito próximo da normalidade ou até mesmo superior;

_ Não apresentam deficiências sensoriais, nem neurológicas significativas;

_ Possuem rendimento escolar insatisfatório em relação às demais pessoas que se encontram na mesma faixa etária;

_ Apresentam uma disfunção no sistema nervoso central;

_ Suas dificuldades são detectadas, na maioria das vezes, no início da alfabetização, quando passa a frequentar a escola e nota-se suas diferenças de aprendizado em relação ao restante do grupo;

_ Têm dificuldades em um aspecto específico da aprendizagem (leitura, fala, escrita, matemática, raciocínio);

Ao contrário das dificuldades de aprendizagem, que podem estar ligadas a problemas externos ou a um conjunto de elementos, os distúrbios de aprendizagem estão mais vinculados ao próprio aluno independente de questões relacionadas, por exemplo, à estrutura geral da educação ou ao ambiente familiar e suas condições econômicas, atingindo o aluno em nível individual. Essas questões podem influenciar de forma negativa a aprendizagem, mas não são determinantes nesses casos.

As características que devem ser observadas em alunos que possuem distúrbios de aprendizagem, são dificuldades específicas para a realização de atividades como a leitura, a escrita, a fala, o raciocínio e as habilidades matemáticas. Esses precisam de atenção e tratamentos diferenciados como a ajuda de profissionais especializados, formas diferentes de ensino, escolas com recursos específicos, entre outras.

É preciso estar claro, como já foi dito anteriormente, que a confirmação de um diagnóstico de distúrbio de aprendizagem, depende de um conjunto de fatores e exames específicos. Alunos com dificuldades causadas por outros motivos podem ter seus problemas sanados quando inseridas em ambientes com qualidades diferenciadas de organização, ambientes saudáveis e profissionais capacitados.

As dificuldades de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com