TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica de Grupo com Alunos da Oitava Série da Escola Estadual Prof.ª Elizabeth de Freitas Magalhães

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE PSICOLOGIA

MARÍLIA S. BARBOSA

MARIANA R. S. LOBO

PAULA MARIA P. DA COSTA

TOMAZ L. PIVETTA

Dinâmica de grupo com alunos da oitava série da Escola Estadual Prof.ª Elizabeth de Freitas Magalhães

Rondonópolis – MT

2015

REALIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO

a) Apresentação/descrição da intervenção proposta

A presente intervenção foi realizada no dia 03 de dezembro de 2014, quarta-feira, com duração de até duas horas, tendo início às 13h, e contará com a participação dos alunos dentro da sala de aula. Foram programados os seguintes tópicos:

Diferença entre educação sexual e orientação sexual (texto sobre gênero, sexo e sexualidade);

Sexo, sexualidade e gênero;

Sexualidade: construída historicamente ou inerente ao ser humano? (aspectos sociais e biológicos);

Sexualidades na contemporaneidade;

Encerramento.

A partir da apresentação dos temas, os alunos serão questionados a trazer o que já conhecem a respeito deles. Da mesma forma, serão instigados a debatê-los e a questioná-los.

b) Descrição da realização da intervenção

A intervenção foi composta por três membros da equipe, sendo apresentada por dois integrantes, enquanto o outro observava a dinâmica, fazendo as devidas anotações. Havia doze estudantes, sendo sete meninos e cinco meninas, e o professor de matemática. Os oradores utilizaram a lousa como auxílio, de modo que os participantes puderam assimilar e visualizar melhor os temas. Em seguida, os apresentadores escreveram os temas “sexualidade, sexo e gênero”, e os estudantes foram convidados a preencher tais temas, conforme é apontado na tabela:

SEXUALIDADE

SEXO

GÊNERO

Masculinidade e feminilidade.

Coisas que envolvem a relação sexual;

Posições sexuais.

Homem e mulher;

Homo e heterossexual.

Com as ideias fornecidas pelos alunos, foi colocado em vigor o roteiro construído pelo grupo de acadêmicos de psicologia, e, assim, dúvidas e questões puderam ser debatidas.

A intervenção ocorreu, em grande parte, conforme foi planejada, tendo ampla participação dos alunos. Dentre eles, dois estudantes não se interessaram pelos temas, pois conversavam e mexiam nos celulares a todo instante, enquanto outros dois interagiram em demasia. No geral, teve-se a participação da maioria dos estudantes e, inclusive, do professor, que deu a sua colaboração por meio de algumas observações. A dinâmica teve uma hora e quinze minutos de duração, dentro do previsto.

A escola esperava a participação de E., a “aluna-alvo”, segundo a coordenação. No entanto, esta não se fez presente, bem como a maioria dos alunos desta sala de aula, pois, de acordo com escola, por ter ser um dia chuvoso, as faltas assim se justificam. O coordenador lamentou a ausência da aluna E., diferentemente dos acadêmicos de Psicologia, para os quais, com ou sem a presença de E., a intervenção foi bem sucedida e poderá trazer resultados positivos para os alunos desta sala de aula, no âmbito do conhecimento dos temas apresentados, em detrimento de preconceitos que costumam vir acompanhados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com