TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislexia

Projeto de pesquisa: Dislexia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto de pesquisa - Dislexia

INTRODUÇÃO

O projeto de pesquisa aqui apresentado tem por finalidade fazer uma investigação da ação pedagógica do professor que está atuando com alunos portadores de dislexia. Sabemos que esse aluno para aprender vai necessitar de um atendimento diferenciado dentro da turma, esse atendimento vai exigir do professor uma postura de pesquisador, mediador e promotor da igualdade dentro da sala de aula.

A metodologia utilizada para essa pesquisa será estudo de caso e a pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo como foco a ação pedagógica do professor no sentido de promover a aprendizagem do aluno portador de dislexia.

Esse estudo será realizado mediante observações da prática pedagógica de professoras em três escolas do Litoral Norte, os dados coletados serão confrontados com dados da pesquisa qualitativa bibliográfica, com as respostas do questionário sob a análise do grupo.

TEMA: DISLEXIA

Problematização: O papel do professor na identificação da dislexia em sala de aula.

OBJETIVOS

Objetivo geral: Estudar o papel do professor na identificação da dislexia.

Objetivos específicos:

Pesquisar sobre o que é dislexia.

Verificar como os professores identificam a dislexia em sala da aula.

Conhecer as causas e as conseqüências da dislexia para a aprendizagem.

Verificar a ação do professor como mediador na construção da aprendizagem do aluno disléxico.

Hipótese: O planejamento do professor pode auxiliar na aprendizagem do aluno disléxico.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para o levantamento de dados será a pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo com foco principal a ação pedagógica do professor no sentido de auxiliar a construção da aprendizagem do aluno disléxico.

Utilizaremos também a modalidade estudo de caso, de maneira que faremos um estudo mais aprofundado da ação pedagógica de três professoras no Litoral Norte, através de observações e análise das respostas do questionário. O estudo de caso nos possibilitará a investigação detalhada o que nos trará elementos a serem confrontados em nosso estudo, de acordo com Yin apud Gil (2010) pontua que o estude caso é a metodologia mais adequada para a investigação de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto real.

Neste trabalho, os instrumentos metodológicos, entrevistas, observação, registro das práticas e falas dos professores, terão o papel de fornecer dados de como a metodologia usada em sala de aula poderá auxiliar ao aluno disléxico na construção de sua aprendizagem. Os dados para essa pesquisa serão obtidos através de observações realizadas pelas pesquisadoras e por questionários respondidos pelas professoras participantes. As respostas serão analisadas pelo grupo e serão confrontadas com apontamentos teóricos e com base nas observações.

A observação terá papel importante na presente pesquisa, de modo que irá desenhando seu rumo ou acrescentando novos fatores.

O foco e o design do estudo não podem ser definidos a priori, pois a realidade é múltipla, socialmente construída em uma dada situação e, portanto, não se pode apreender seu significado se, de modo arbitrário e precoce, a aprisionarmos em dimensões e categorias. O foco e o design devem, então, emergir, por um processo de indução, do conhecimento do contexto e das múltiplas realidades construídas pelos participantes em suas influências recíprocas. (LINCOLN & GUBA, 1985)

Entendemos que tratamos de pesquisa qualitativa, Ciências Humanas, que nosso foco é o ser humano, nesse processo compreendemos que cada ser é singular, “nos estudos qualitativos, a coleta sistemática de dados deve ser precedida por uma imersão do pesquisador no contexto a ser estudado” (Mazzoti, Gewandsznajder 2001 P. 148), nesse sentido, nosso trabalho, considera as peculiaridades de cada um, assim o norteamos.

DISLEXIA E SEUS CONCEITOS

Dislexia é um problema que se detecta em crianças que sofrem dificuldades de leitura. É uma específica dificuldade de aprendizado da linguagem: em leitura, soletração, escrita em linguagem expressiva ou receptiva, em razão e cálculo matemático, como na linguagem corporal e social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem haver com acuidade visual ou auditiva como causa primária.

Na sua etimologia, a palavra "dislexia" é constituída pelos radicais "dis", que significa dificuldade ou distúrbio, e "lexia", que significa leitura no latim e linguagem no grego, ou seja, o termo dislexia refere-se a dificuldades na leitura ou a dificuldades na linguagem, no entanto, a ideia de que se refere a um distúrbio na leitura parece ser aquela que é mais consensual (Lerner 2003).

Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente.

É importante ressaltar que existe uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo a integridade motora, a integridade sensório-perceptual e a integridade socioemocional (possibilidades reais que o meio oferece em termos de quantidade, qualidade e freqüência de estímulos). Além disso, o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização também são princípios importantes no desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita. (SCHIRMER et al, 2004)

É importante dizer que a dislexia tem base neurológica, existindo uma incidência expressiva do fator genético em suas causas transmitido por um gene de uma pequena ramificação do cromossomo 6 que, por ser dominante, torna a dislexia altamente hereditária, justificando que se repita nas mesmas famílias.

Conforme Martins (2001), “as dificuldades de leitura são problemas de consciência fonológica das crianças, na educação infantil e no processo de alfabetização escolar”. O Projeto Genoma Humano, tem feito grandes descobertas e não se tem dúvidas que os componentes genéticos estão envolvidos com os transtornos da leitura e escrita.

SINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com