TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM PSICOLOGO TRÊS DE MAIO

Por:   •  5/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIEDADE EDUCACIONAL TRÊS DE MAIO - SETREM

PSICOLOGIA

FLÁVIA BRUM SALOMÃO

GUSTAVO BANDEIRA DO AMARAL

ENTREVISTA COM PSICOLOGO

TRÊS DE MAIO

2019

Introdução

Esse trabalho é uma pesquisa de campo realizado na disciplina de fundamentos filosóficos e epistemológicos da psicologia, por acadêmicos do curso bacharelado em psicologia.

Para essa pesquisa, realizamos uma entrevista com um profissional em psicologia, seguindo as questões propostas, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre a área de atuação do profissional, saber sua opinião sobre temas estudados em aula, da maneira em que o profissional venha agregar e possibilitar passar seu conhecimento e suas experiências através desta entrevista.

Neste artigo temos o intuito de repassar o estudo proposto aos demais acadêmicos, para que possa vir agregar a sua formação acadêmica, trazendo conhecimentos e experiências por um profissional desta área.

Desenvolvimento

Na pesquisa de campo em que realizamos foi de um grande enriquecimento em nível de conhecimento, quanto de experiência, na qual, a profissional de psicologia nos relatou que atua na área de psicanálise, desta maneira procuramos aprofundar o estudo e buscar saber mais sobre o tema.

A psicanálise é uma teoria criada por Sigmund Freud em 1890, na qual, muda o modo de pensar a vida psíquica, colocando pontos como o interior do homem, fantasias e sonhos, consciente e inconsciente, de maneira que até então não eram vistas como ciência. Essa teoria é um método de investigação e atualmente uma prática profissional, na qual, na época criou um grande abalo socialmente sendo dificilmente aceito como uma ciência que poderia ser posta em prática.

O termo psicanálise é usado para se referir a um método de investigação e a uma prática profissional. Enquanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Freud publicou uma extensa obra relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. A prática profissional refere-se à forma de tratamento (análise) que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento. Atualmente, o exercício da Psicanálise ocorre de muitas outras formas, ou seja, é usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação; é aplicada no trabalho com grupos e instituições. A Psicanálise também é um instrumento importante para a análise e compreensão de fenômenos sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência.

A característica principal do trabalho psicanalítico é o deciframento do inconsciente e a integração de seus conteúdos na consciência. Isto porque são estes conteúdos desconhecidos e inconscientes que determinam, em grande parte, a conduta dos homens e dos grupos, as dificuldades para viver, o mal-estar, o sofrimento e etc. A finalidade deste trabalho investigativo é o autoconhecimento, que possibilita lidar com o sofrimento, criar mecanismos de superação das dificuldades e dos conflitos em direção a uma produção humana mais autônoma, criativa e gratificante de cada indivíduo, dos grupos ou das instituições. Para isso é necessário que o psicanalista ajude a desmontar, pacientemente, as resistências inconscientes que criam obstáculos para a passagem dos conteúdos inconscientes para a consciência. A representação social da Psicanálise ainda é bastante estereotipada em nosso meio, associa-se a Psicanálise com o divã, com o trabalho de consultório excessivamente longo e só possível para as pessoas de alto poder aquisitivo. Esta ideia correspondeu, durante muito tempo, à prática nesta área que se restringia, exclusivamente, ao consultório. Contudo, há várias décadas é possível constatar a contribuição da Psicanálise e dos psicanalistas em várias áreas da saúde mental.

“A Psicanálise, enquanto método de investigação caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com