TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido sobre o filme O feitiço do tempo

Por:   •  3/3/2016  •  Resenha  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo dirigido sobre o filme O feitiço do tempo

Aluna: Antônia

1 - Phil, o repórter do filme, nas primeiras cenas sempre pisava em uma poça com agua suja, no entanto, após repetir tal situação, o comportamento de sair da calçada e pisar imediatamente na rua (pisando na poça) parou de ocorrer. O que está envolvido nesse exemplo? Extinção, punição, reforço (ou mais de um deles)? No caso dos dois últimos, negativo ou positivo? Explique a resposta.

        Tal comportamento é considerado uma punição positiva, pois de acordo com Baum, os eventos que aumentam a aptidão da filogênese por estarem ausentes são punidores, porque tendem a suprimir (punir) o comportamento que o produz e positiva por estar produzindo um estimulo consequente, ou seja, o comportamento  diminui a probabilidade da resposta pela produção de um estímulo consequente. Neste caso sair da calçada e pisar imediatamente na rua teve a probabilidade diminuida por conta do punidor que é pisar na poça com água suja.

2 - No filme, Phil aprende tocar piano. Na aprendizagem ele emite respostas cada vez mais fidedignas a música (tocar mais parecido com a música), sendo que, no início toca mal e depois de um logo tempo toca perfeitamente. Qual é o nome do procedimento ao qual o comportamento de Phil foi submetido? Explique a resposta, descrevendo como ela se deu no caso de Phil.

        Aprender a tocar piano caracteriza-se por modelagem, que é o reforço diferencial por aproximações sucessivas, podendo ser um processo intencional ou não, mas na maioria das vezes é natural. Phil não tocava piano muito bem, mas aos pucos foi se aperfeiçoando, então podemos perceber que seu comportamento teve um reforço diferencial de modo que ao terinar repetidamente pode  aprimorar a sua forma de tocar.

3 - Phil, em um momento do filme, tenta o suicídio diversas vezes, no entanto, acorda novamente no outro dia, ou seja, na prática ele não morre. Depois de um tempo de tentativas infrutíferas a frequência do comportamento de tentar suicídio retorna aos patamares de frequência anteriores (não tenta mais o suicídio). Pode-se afirmar que o comportamento de Phil foi: extinto, reforçado, punido (ou mais de um deles)? No caso dos dois últimos, negativo ou positivo? Explique sua resposta.

        Tentar suicídio entrou em extinção, pois houve o retorno da probabilidade da resposta aos níveis anteriores ao reforçamento pela suspensão da consequencia reforçadora. Como Phil não obteve sucesso nas tentavivas anteriores, o comportamento da tentativa de suicídio deixou de acontecer. O suicídio entrou em extinção, devido a ausência de consequências.

4 - No filme é possível identificar situações de reforço, punição e extinção, sendo assim, nessa questão é pedido que se descreva uma cena para cada conceito. (uma cena que é exemplo de punição, outra de reforço e uma outra de extinção). Não repita as cenas relatadas nas perguntas do estudo.

Punição: Rita dá tapa na cara de Phil, esquivando-se de um beijo.

Reforço: Ao puxar papo com Nancy fingindo conhece-la, Phil consegue conquistá-la.

Extinção: Phil tenta quebrar o despertador diversas vezes, não conseguindo seu comportamento entra em extinção.

5 - Justifique os itens como Verdadeiro ou Falso

(F) A modelagem dos comportamentos emitidos por Phil no filme só foi possível porque os acontecimentos do dia se repetiam de maneira idêntica.

(F) Já que os dias se repetiam, ao repetir alguns comportamentos nos dias seguintes Phil emitia as mesmas respostas, sem diferença entre elas.

(F) Depois de longo período de dias, Phil já sabia (podia descrever), em grande parte, o que iria acontecer no seu dia (pessoa engasgar, a marmota não ver a sombra...) sendo assim seu comportamento ficou sob controle de eventos futuros.

(F) O modelo da seleção pelas consequências não é capaz de explicar a emissão de comportamentos de Phil, com os dias se repetindo da “mesma” forma.

6 – No final da trama, em um momento “bonitinho” do final do filme, Phil fica “triste” ao dormir com seu par romântico pois esta não se lembraria de nada no outro dia. Entretanto, quando Phil acorda percebe que é um novo dia (o dia seguinte ao que sempre se repetia). Tal situação evidencia que o comportamento de ficar triste estava sob controle de uma consequência futura? Explique sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com