TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido sobre o Filme: Filhos do Silêncio

Por:   •  4/5/2018  •  Ensaio  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido sobre o Filme: Filhos do Silêncio

Disciplina: Libras.

Docente: Amauri Moret da Silva

Período: 8º

Discente: Sony Rogeria Prado Guimarães

Após assistir ao filme Filhos do Silêncio. Responda as questões abaixo:

  1. A música aparece no filme como uma ferramenta que possibilita ao surdo desenvolver a fala. Considerando a educação de Surdos, essa metodologia tem espaço na sala de aula? Explique? Sim, essa metodologia tem seu espaço, mas acredito que em sala de aula “comum” já não seja tão simples, isso requer tempo e os professores do ensino regular não possuem esse tempo para trabalhar a música vinculada ao método de ensinar o surdo a falar, porem a música é utilizada no ensino de Libras através símbolos e sinais, e isso funciona. Resta observar que no filme a escola era uma escola especial para surdos e os métodos voltado ao ensino do surdo, e assim surtia resultado.

  1. Por que o professor insistia tanto em ensinar os alunos surdos a falarem no filme? James realmente via o método da leitura labial como algo inovador e que proporcionava ao surdo a possibilidade de se comunicar com os ouvintes de igual para igual, as senas presentes no filme buscar deixar claro que os alunos também se identificavam com esse método e que se sentiam bem com isso, mesmo não ouvindo, conseguiam compreender e se comunicar como se estivessem ouvindo.  
  1. Sarah sabia falar e fazer leitura labial, mas por que então ela não falava?  Ao que parece, Sarah havia passado por um tipo de trauma em relação a experiência de fazer leitura labial e falar, isso fica nítido no memento em que o professor procura a mãe de Sarah para compreender o porquê Sarah se negava a aprender a falar, na fala da mãe fica explicito um ressentimento a respeito da filha ser surda, ela diz que a filha havia sofrido com essa experiência e que os amigos riam, pois o som que a filha emitia era feio.
  1. Apesar de James estar apaixonado, ele ainda sentia piedade de Sarah por ela ser Surda. Por que a sociedade ainda vê o surdo como coitadinho? Explique? Olhar o surdo como uma pessoa como outra qualquer, que possa ter uma vida dita “normal”, ainda não faz parte da maioria da pessoas, muitos conseguem manter a visão de que o surdo seja um coitadinho, e os tratam com pena, quando isso já não faz parte da realidade dos surdos, eles podem ter sim uma vida normal, para isso, somente é necessário que seja proporcionado a ele o acesso à educação adequada para sua comunicação. A Libra, língua de sinais é essencial para que o surdo possa exercer sua cidadania como outro qualquer, que possa ter acesso à educação e ser inserido no mercado de trabalho.
  1. Sarah afirma que James a controlava e não deixava a ser ela mesma, pois tudo que ela fazia era em função dele (ou seja, falar e fazer coisas de ouvintes). Neste sentido, pode-se afirmar que Sarah não gostava do mundo sons e preferia o silêncio? Explique? Sarah demonstrava uma aversão a leitura labial e a falar, mas isso se deu devido ao trauma que Sarah havia passado, creio que isso a distanciava do mundo do sons, e somente por esse motivo ela preferia estar no mundo do silêncio, mas porem Sarah não deixava de se comunicar através da língua de sinais, ou seja, seu silencio estava relacionado especificamente ao fato de não querer falar, mas ela buscava compreender o mundo do sons, o que incomodava Sarah era o preconceito em torno da surdes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com