TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação proibida

Por:   •  4/11/2015  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 2

Documentário: EDUCAÇÃO PROIBIDA

Link: https://www.youtube.com/watch?v=-t60Gc00Bt8

Educação Proibida é um documentário que questiona a escolarização moderna, propondo um novo modelo educativo. O sistema educacional era um alicerce para produzir cidadãos instruídos a servir ao sistema políticas ditatoriais da época sendo que qualquer ato contra esta metodologia educacional era proibida.

Esse modelo de sistema educacional não levava em consideração a liberdade de escolha do sujeito nem prevalecia a importância do amor nas relações humanas para o desenvolvimento individual e coletivo.

Entender a realidade para poder transformá-la, entender o sistema educacional para mudar as maneiras de ver o ensino e aprendizagem. Vários autores afirmam que não são os estudantes que fracassam, mas o sistema que está mal projetado. A concepção de escola viabiliza essa má organização, fazendo com que todos fiquem a mercê desse sistema de ensino. O desinteresse dos alunos em uma matéria que diz somente palavras, ensinam verdades que deverão ser aceitas sem interpelações, o ideal é que o conteúdo seja ministrado e os alunos todos calados deverão obedecer, isto não para desenvolver a aprendizagem mas sim alcançar o desenvolvimento curricular proposto pelo sistema.

O conhecimento esta fragmentado em áreas, mudando permanentemente, o sistema educacional de ensino não esta mudando com o resto de toda a sociedade o que prevalece é o que medimos, mensuramos, em um padrão igual para cada um não contando que todos os indivíduos são sujeitos únicos, singulares e irrepetíveis, indica também que apenas um número define a qualidade da pessoa que você é “eu sou 06, eu sou 10”. Criam conflitos cognitivos: sou medíocre, regular, inteligente, burro, vou ser um perdedor, você vai ser ganhador, isso estimula as crianças a competir entre elas os melhores alunos tem o reconhecimento, ganham prêmios, mas não estão interessados em saber por que o aluno tem dificuldades o que está influenciando em sua aprendizagem.

“Todo mundo fala de paz, mas ninguém educa para a paz.” A competitividade prevalece, o amor ao próximo vira questão moral de cada um, ou você nasce inteligente ou nunca será qualificado para nada.

Em teoria todas as leis de educação falam de objetivos para o desenvolvimento, valores, solidariedade, o não ao preconceito. A estrutura básica do sistema de ensino promove os valores opostos a competitividade, o individualismo, o preconceito, a discriminação, o condicionamento a violência emocional. Esse discurso é incoerente com que a estrutura sustenta. Os princípios e valores discutidos em aula são discutidos como conteúdos a serem ministrados. “O ensinar se converte simplesmente em um processo de reprodução simbólica”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com