TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Native

Trabalho Universitário: Empresa Native. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADES ANHANGUERA

UNIDADE DE DOURADOS

PSICOLOGIA

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Acadêmicas:

Aline Becker Kintschev - RA- 6635338801

Cecilia Lopes de Oliveira Eberhardt - RA - 6867499445 -

Crislaine da Silva Santos - RA - 1299525138 -

Larissa Lima Becker - RA - 6617340558

Maristela Carolina Gimenez Carvalho Rodrigues - RA- 6673431650 -

Rafaela Nascimento Santos - RA - 6820384145

Professor: Roberto Padim Silveira

DOURADOS

Setembro/ 2013 

Wilhelm Wundt (1832 – 1920)

Edward Titchener (1867 – 1927)

William James (1842 – 1910)

Introdução

Considerado o fundador da psicologia moderna Wilhelm Wundt, criou, em 1879, o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzig, Alemanha. No final do século XIX a psicologia se tornou uma ciência independente da filosofia graças a Wundt.

Wundt teve muitos seguidores, dentre eles Edward B. Titchener que levou a ideia da Psicologia para os Estados Unidos, modificando-a em alguns pontos. Com fundamentação no mestre, propôs uma nova abordagem para os estudos psicológicos, que designou de estruturalismo, que foi estabelecido por Titchener como a primeira escola do pensamento em Psicologia que usou a introspecção para explorar os elementos estruturais da mente humana.

O Funcionalismo se originou após alguns psicólogos terem criado o Estruturalismo. A história aponta que alguns psicólogos foram terminantemente contra a natureza analítica do estruturalismo. William James, graduado professor da Universidade de Harvard, se colocou contra esse pensamento meramente analítico dos estruturalistas, que visava tão somente uma análise dos elementos da consciência.

Foram Wundt (1922- 1897) e James (1962 - 1892) que organizaram de modo sistemático o projeto da Psicologia Cientifica, iniciando a psicologia moderna. A seguir, o projeto científico da psicologia se divide, pois Wundt e James apresentam concepções diferentes de ciência psicológica, fato esse que gerou a partir do século XX inúmeros significados e teorias de psicologia cientifica.

No decorrer desse relatório faremos algumas considerações sobre a importância de Wundt para a Psicologia moderna, discutiremos como se definiu o estruturalismo de Titchener, passando pelo funcionalismo de William James, por fim traremos considerações sobre a importância dos estudos de Wilhelm Wundt e William James para o desenvolvimento da Psicologia.

Estruturalismo e Funcionalismo

Wundt teve muitos seguidores, dentre eles Edward B. Titchener que levou a ideia da Psicologia para os Estados Unidos, modificando-a em alguns pontos. Com fundamentação no mestre, propôs uma nova abordagem para os estudos psicológicos, que designou de estruturalismo, que foi estabelecido por Titchener como a primeira escola do pensamento em Psicologia que usou a introspecção para explorar os elementos estruturais da mente humana. Seu estudo diferenciava de Wundt, esse considerava que a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos, enquanto Titchener se centrava nos elementos que compõe a estrutura da consciência, desvalorizando a sua associação.

O Estruturalismo foi uma escola psicológica mais pura, buscava o conhecimento mais do que a prática, tinha um caráter cientifico, se dedicando a pesquisas empíricas de natureza fisiológica e experimentação e quantificação sistemática em laboratório. Titchener defendia o estudo dos elementos básicos dos fenômenos como moléculas, células, consciência e as relações entre essas estruturas. Preocupava-se em compreender a natureza a partir das experiências vividas por cada indivíduo seu objetivo consistia em descobrir os chamados átomos da mente. O Estruturalismo Influenciou a Psicologia Cognitiva além de diversas outras áreas da ciência.

O foco do estruturalismo estava em compreender a estrutura da mente: buscando os fatores constituintes da percepção como as formas, cores, combinações e relações entre esses elementos. Segundo Titchener, a tarefa fundamental da Psicologia é a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura. Nesse sentido, Titchener modificou o método introspectivo de Wundt, empregando a introspecção, ou autoavaliação, com base em observadores rigorosamente treinados para descrever elementos em seu estado consciente. (Schultz, 2012, p.113).

A consciência é definida por Titchener como a soma das nossas experiências num dado momento de tempo. Para ele, a mente é a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes. Entretanto, a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento. Já a mente envolve o acumulo total destes processos. Titchener ponderava que o propósito da Psicologia seria o estudo da experiência consciente do individuo, diante de diversas situações as quais era exposto, e ainda descobrir os fatos estruturais da mente e acreditava que os psicólogos deviam manter-se distantes das especulações sobre o valor prático de seu trabalho. (Schultz, 2012)

Titchener propôs a estruturação de três estados elementares de consciência: as sensações, imagens e estados afetivos. As sensações são os elementos básicos da percepção e ocorrem nos sons, nas visões, nos cheiros e em outras experiências evocadas por objetos físicos do ambiente. Nas sensações e nas imagens, segundo Titchener estão presentes os quatro atributos distintos dos elementos mentais, a saber: a qualidade, que distingue um elemento de todos os outros, a intensidade, que se refere a força, fraqueza, sonoridade ou brilho de uma sensação, a duração que se refere ao curso da sensação ao longo do tempo e por fim a nitidez que se refere a função da atenção na experiência consciente.

As imagens como elementos de ideias e estão no processo que reflete experiências não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com