TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores Da Liberdade

Exames: Escritores Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 7

I - Relato dos pontos principais do filme.

O filme “Escritores da Liberdade” logo de início, aborda os ideais de uma professora recém-formada a procura de fazer a diferença em sua profissão. Motivada por seus ideais, aceita o cargo de professora de então titulada “turma problema”, com a tarefa de ensinar adolescentes rebeldes, intolerantes e de primeira vista, indomáveis e desacreditados por um sistema educacional deficiente.

Em seu primeiro dia de aula, depara-se com uma sala especial, destinada aos alunos “especiais” e logo à frente, uma sala de aula simples, com mesas riscadas, quadro de giz, móveis antigos, totalmente o diferente daquele espaço destinado ao oposto do perfil de seus alunos, sendo, de certa forma um pré-conceito da instituição, um “desacreditar” nas potencialidades de sua turma.

Em uma realidade muito próxima a nós, por vezes discentes, e por outras, educadores, a professora ao receber seus alunos com atraso, percebe toda heterogeneidade tanto da classe que recebia, quanto da cultura e estilos de vida apresentados no semblante de cada aluno que adentrava a sua aula: desmotivados, culturalmente desfavorecidos por indiferenças, injustiças, descaso, violência e pobres em perspectivas.

Ao perceber todos os problemas e histórias que a cercava por estes estudantes e instituição de ensino, resolve adotar novos métodos de ensino, mesmo que estas táticas confrontariam os ideais da diretora do colégio (aos problemáticos, cabe apenas passar e ler resumos de livros) e de outros professores que se sentiam amedrontados pela turma. Para isso, induziu a classe à participação ativa em suas aulas, entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem diariamente, suas próprias histórias, seus conflitos internos, enfim, sua própria vida em palavras escritas. Completando sua tática, indicou a leitura de livros que retratavam histórias de “heróis” da humanidade, como: “O diário de Anne Frank” – com o objetivo de que seus alunos percebessem a necessidade de tolerância entre si visto que, inúmeras barbáries aconteceram e acontece mundo a fora, e que a mudança de suas vidas, dependem exclusivamente de suas atitudes.

Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus diários, comentando sobre sua vida, suas perspectivas e correlacionando com os livros então propostos pela professora, passando a desenvolver um espírito crítico em seu interior (até então adormecido), passando a reconhecer, sentir, pensar e refletir sobre seus ideais e sociedade ao seu redor, passando a ter responsabilidade por suas escolhas, despertando a motivação para um futuro melhor, a necessidade de expressão de seus sentimentos e o reconhecimento de que sua identidade é um sujeito na história do mundo, um espaço ocupado e que não pode ser vazio.

Principais cenas

Cena em que todo mundo conta sua historia e diz como se sentem

a cena que a menina entrega o namorado no tribunal

e a cena que mostra o quanto a professora foi solidária com os alunos

ou a cena em que eles encontram a mulher que ajudou Anne Frank

II - Analisar o filme considerando:

1.O Ambiente Psicológico( aquilo que o indivíduo percebe como real e significativo em dado momento) que forma o Espaço Vital dos personagens principais(professora e alunos).

PROFESSORA

Professora iniciante que se depara com um universo totalmente diferente do que ela conhecia, um universo brusco e violento, que lhe impõe barreiras para o desenvolvimento do seu trabalho, porem sempre determinada e não se deixa levar por comentários. Quando se depara com a nova realidade coloca-se parte do problema e preocupa-se em encontrar uma solução. Procura então chamar a atenção dos alunos para a realidade, envolvendo sentimentalmente com a turma tornando um ambiente hostil em um lugar bom agradável de se estar.

Se doa completamente ao outro buscando proporcionar aos seus alunos atividades extraclasse, este lado humano da personagem os traz para um mundo completamente novo e desconhecido.

A personagem vive em função de seus alunos, deixa toda sua vida de lado, procurando amplia o conhecimento de seus alunos, dando livros que trata do holocausto: O diário de Anne Frank, pois ela queria mexer com o psicológico de seus alunos; acontecimento natural ou provocado pelo homem que causa danos irreparáveis como a discriminação e o preconceito, parecido com a realidade de seus alunos.

A personagem se entregou com paixão a seus alunos e com uma mente totalmente dinâmica, pois através da pratica, do amor, do carinho pelo próximo, consegue fazer possível o que a maioria das pessoas considerava impossível, que é modificar uma realidade hostil de um grupo de jovens, vítimas da sociedade racista e preconceituosa, extremamente excludente, para uma realidade de libertação através do diálogo reflexivo.

ALUNOS

A sociedade capitalista, modista e seletora, divide as pessoas pelo que elas têm. Assim são os alunos da professora, oriundos de uma realidade totalmente bruta, vítimas de violência, com famílias problemáticas, faz refleti em sala de aula através da frieza e desinteresse dos alunos pelos estudos. Pois quando chegam a escola, são tratados com a mesma indiferença, rotulados como “os sem futuros”.

Essa mesma sociedade capitalista vê esses jovens, vítimas de preconceito, somente como estatísticas, com seu tempo de vida curto, pois seriam mortos em sua juventude devido as condições de vida. Por esse o psicológico desses jovens é totalmente abalado, vivendo sempre na defesa. E nem mesmo o ambiente escolar contribuía para que eles construíssem e desenvolvessem um mundo diferente do que possuíam em casa e nas ruas, e por consequência suas frustrações, traumas só cresciam cada dia mais.

Notava-se a revolta dos jovens observando o ambiente escolar todo destruído, devido a exclusão social e frustações que reflete em seus comportamentos.

Bastou um pouco de diálogo e tratamento humano para que aos poucos se transformassem jovens amáveis.

Essa realidade psicológica não deve ser combatida nem confrontada, apenas traze-la para a sala de aula, onde o aluno sinta-se parte do meio em que está.

Este é o ambiente psicológico: amor, carinho, paciência X frustações, indiferenças, preconceito, discriminação e exclusão social.

2 - O Ambiente Objetivo( a situação que o indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com