TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escuta psicanalítica

Por:   •  24/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA

LÍDIA MICAELY F. DA S. MORAES

PSICOTERAPIAS I

O que caracteriza a escuta psicanalítica?

Indique uma vantagem e uma desvantagem da abordagem psicanalítica

A escuta psicanalítica não é o simples fato de ouvir. Ouvir está mais relacionado a perceber. A escuta é algo mais formulada e precisa de uma atenção maior. Apesar dessa atenção maior, Freud (1912), disserta que é necessário que o analista mantenha uma atenção flutuante, ou seja, não é necessário grande esforço para realizar a escuta. Desta forma o analista presta atenção de uma forma global da escuta, em vez de selecionar um ponto do discurso do sujeito e focaliza-se somente naquela informação.

Outro ponto a ser analisado é que na escuta clínica o analista deve estar preparado para ouvir além das palavras emitidas pelo analisando, ou seja, na escuta psicanalítica escutamos significados. Nesse processo de escuta, é necessário um intervalo na fala. Tanto para o analista organizar seus pensamentos, como para o analisando fique à vontade para acrescentar algo. Vale lembra que uma boa escuta está relacionada a uma boa observação do paciente. Nesse ponto de vista podemos concluir que o analista não escuta só com os ouvidos e sim sendo receptivos a outras formas que o analisando depôs para comunicar sobre sua própria vida.

A vantagem da escuta psicanalítica é a abertura para outros meios de comunicações do analisando. Um desvantagem está relacionada ao analista ter que usar seu inconsciente como receptor de informações dadas pelo analisando, o que pode resulta em conta-transferência, não sendo esse fenômeno negativo, mas caso o analista não saiba driblar as suas percepções e sentimentos, podem atrapalhar o tratamento terapêutico.

 

Maceió, 25 de junho de 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (173.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com