TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Acadêmico Profissional

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 16
  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste relatório é apresentar as atividades inerentes ao Estágio Profissional Supervisionado I, na modalidade da Inclusão Educacional, foi realizado um estágio interno-externo com encontros programados quinzenalmente na Instituição Amigos e Pais de Alunos Excepcionais (APAE), localizada em Cabo Frio, que funciona como uma escola para pessoas com deficiência e com supervisão semanal na Universidade Veiga de Almeida (CAMPUS CABO FRIO), oferecendo acolhimento e apoio psicológico grupal de acordo com as demandas recebidas e as possibilidades de atuação dos estagiários, com a parceria de um trabalho já desenvolvido na instituição, chamado “Encontro saber”, que tem como proposta, o acolhimento e apoio voltado aos pais e/ou responsáveis dos assistidos da instituição.

O Estágio Profissional Supervisionado I é uma exigência para a obtenção do grau de psicólogo, com uma proposta de intervenção voltada para os responsáveis dos assistidos com um espaço de acolhimento, que proporcionasse a oportunidade de expressar seus sentimentos e trabalhar o auto reconhecimento de seus valores como como pessoa e a importância de um momento só dele para que o mesmo possa proporcionar uma qualidade de vida melhor para o seu filho, pois, muitas vezes com a correria das responsabilidades do dia-a-dia os sentimentos e angustias são encobertos. Para isso, foram realizadas a aplicação de dinâmicas e músicas em cada encontro para a interação e reflexão desses responsáveis.

A escolha do Estágio Profissional Supervisionado I na modalidade de Inclusão Educacional foi feita baseada levando em consideração a importância de um acolhimento aos pais de uma criança com deficiência e, diante da ineficiência do Estado em promover políticas públicas sociais que garantem a inclusão dessas pessoas, surgem famílias em quebrar paradigmas e buscar soluções alternativas para que seus filhos com deficiência intelectual ou múltipla alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão. Pois o nascimento de uma criança com deficiência pode causar um grande abalo psicológico nas preconcepções de seus pais e familiares que geralmente não recebem o apoio necessário para lidar com essa nova realidade que vivência de uma pessoa com deficiência lhe impõe. Deixando claro que, ter uma criança com deficiência significa ter trabalho, exige esforço e dedicação, mas o nascimento de qualquer criança requer esforço e dedicação também.

2. HISTÓRICO DAS INSTITUIÇÕES

2.1 Histórico do SPA

Em 1933, através do sonho de Mário Veiga de Almeida, tem início a história da UVA. Aos 16 anos, junto com sua irmã, Maria Anunciação de Almeida, começa a crianças que, com dificuldade de leitura, não conseguiam acompanhar a catequese junto à igreja de Santo Cristo, onde desenvolvia uma atividade voluntária. Utilizavam como sala de aula a mesa de jantar da modesta residência onde viviam, adotados por seus padrinhos, uma vez que perderam seus pais ainda crianças.

Em 1937, a sala de aula improvisada muda de endereço, para uma casa com poucas salas de aula, surgindo a primeira escola, o Colégio Sagrado Coração de Jesus.

O Ensino Superior tem em 1971 seu início, com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Em 1992, as criações de novos cursos levam ao reconhecimento e oficialização, por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), da Universidade Veiga de Almeida, que hoje conta com cinco campi e um centro de excelência em saúde.

O estágio em Psicologia é atividade obrigatória do Curso de Formação de Psicólogo conforme a Lei de Regulamentação da Profissão de Psicólogo (Lei n° 4.119 de 27/ 08/1962 — Lei regulamentada pelo Decreto n° 53.464 de 21/01/1964), devendo o aluno realizar 840 h, no mínimo, para a obtenção do grau de Psicólogo. 

Para tanto, o Serviço de Psicologia Aplicada oferece diversas modalidades de estágios, com supervisão. O Plano de Estágio dos Setores atende à especificidade do SPA e às ênfases dadas ao Curso de Psicologia: socio-institucional e clínico-institucional

O Serviço de Psicologia Aplicada – SPA da Universidade Veiga de Almeida - tem dois objetivos fundamentais bem delineados: contribuir para a prática na Formação de Psicólogo do aluno do Curso de Psicologia e propiciar atendimento de qualidade à comunidade.

O SPA para fins funcionais se divide em Setores, que são subestruturas encarregadas, primordialmente, do planejamento e da supervisão dos estágios, possuindo a tarefa de adequar a Formação Profissionalizante às ênfases do Curso de Psicologia. Atuam criticamente, acerca dos conteúdos e das atividades de estágio, buscando garantir a adequação deste, ao currículo vigente no curso de psicologia.Cada Setor referenda um campo de inserção da prática da Psicologia, assim como as linhas teóricas que servem de fundamento para o pensamento psicológico, devendo estar constituído por um ou mais supervisores que formarão equipes de atendimento conforme sua orientação teórica e as especificidades de suas práticas.

Desta forma as diversas propostas de atuação da Psicologia estão representadas no SPA em Setores. Estes, refletem suas especificidades, através de objetivos e planos de trabalho elaborados e tratados de forma independente.

Os diversos Setores, no entanto, integram um colegiado respaldado por um mesmo objetivo geral e compartilham um espaço reservado à reflexão e discussão de perspectivas voltadas para a formação do profissional psicólogo. Os Setores de Estágio são formados, a partir de propostas aprovadas pelo Corpo Consultivo do  SPA. Todos os Supervisores de Estágio precisam ser registrados no Conselho Regional de Psicologia – CRP como Psicólogos e cadastrados no SPA como Supervisores.

O Estágio de Formação Profissional visa coerência e integração com as ênfases do Curso de Psicologia e também a articulação de maneira eficiente entre teoria e prática. Busca-se coerência e continuidade entre o que se passa em sala de aula e nas atividades desenvolvidas na prática do aluno.

Desta forma pode-se identificar como as atividades de estágio se inserem no fluxograma do Curso de Psicologia e a procura de articulação entre as disciplinas ministradas ao longo da formação teórica que servem de base para as atividades dos alunos no SPA.

2.2 Histórico da APAE

MOVIMENTO APAEANO: A MAIOR REDE DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

As raízes históricas e culturais do fenômeno "deficiência" sempre foram marcadas por forte rejeição, discriminação e preconceito. E, diante da ineficiência do Estado em promover políticas públicas sociais que garantam a inclusão dessas pessoas, surgem famílias empenhadas em quebrar paradigmas e buscar soluções alternativas para que seus filhos com deficiência intelectual ou múltipla alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (311.6 Kb)   docx (154.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com