TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio - Contábeis - Com profissional Autônomo

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  3.222 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. A ORGANIZAÇÃO        

2.1. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO        

2.2. ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO        

3. TRAJETÓRIA NA ORGANIZAÇÃO        

3.1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.        

4. OBSERVAÇÕES DA REALIDADE ORGANIZACIONAL        

5. ANÁLISE DA SITUAÇÃO PESQUISADA (TEORIA X PRÁTICA)        

6. CONCLUSÃO        

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

Este relatório de estágio supervisionado tem como objetivo registrar a oportunidade que o aluno tem de poder comparar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação acadêmica com a realidade organizacional através da observação e análise da prática, como também, desenvolver suas potencialidades, o desenvolvimento de suas habilidades, complemento do processo de ensino-aprendizagem, através das deficiências individuais e busca do aprimoramento pessoal e profissional; Atenuar o impacto da vida de estudante para a vida profissional, abrindo para o estagiário, mais oportunidades, diretrizes e funcionamento das organizações, assim como, o incentivo ao desenvolvimento de suas potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais capazes de adotar modelos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas.

Este relatório foi elaborado pelo aluno ___________________________, durante seu período de estágio junto ao profissional _______________________________ , situado na _____________________________________ sob a Supervisão do próprio profissional; Seu período de estágio está compreendido a partir de _______________________, onde o mesmo pôde atuar em todas as áreas de atuação da empresa. A organização, bem como a estrutura organizacional, desenvolvendo o sistema de informações contábeis, tecnologia utilizada, forma jurídica e análise da prática x teoria, estão descritos ao longo deste relatório.

Os apontamentos levantados pela faculdade ______________ auxiliaram o aluno na busca e pesquisa das fontes de consulta, possibilitando uma percepção mais aprofundada. E ainda nos processos de escrituração, que influenciam na vida financeira e contábil das organizações.


2. A ORGANIZAÇÃO

2.1. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

O profissional optou por não abrir pessoa jurídica, exercendo suas atividades como autônomo. Diante disso, não é possível traçar o histórico.

2.2. ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO

Diante do fato de ser apenas o próprio profissional exercendo todas as atividades, não tendo funcionários, não existe nenhum tipo de estrutura organizacional ou organograma.

Contudo, o próprio profissional, mantém organização suficiente para que se possa administrar de forma inteligente seu negócio. É possível citar, por exemplo, que todas as notas fiscais de compras de material de escritório, são separadas em envelopes mensais, e depois guardadas em pastas anuais. Desta forma é possível elaborar planilhas de custos dos serviços prestados.


3. TRAJETÓRIA NA ORGANIZAÇÃO

Ao fazer parte desse grupo, diante do fato de não possuir nenhuma experiência na área contábil, contando apenas com o aprendizado adquirido durante a graduação, o aluno iniciou seu trabalho conhecendo os processos administrativos da empresa. Foi aprendido como são organizados os arquivos de cada empresa, as pastas de documentos, guias, notas, etc...

Após esse primeiro momento, o aluno passou a trabalhar com emissão de notas, guias, conciliação bancária, tendo sempre todo o trabalho sendo conferido diretamente pelo próprio profissional. Por fim, a parte de lançamentos contábeis e as demonstrações contábeis (elaboração e análise) foi o auge do período de estágio. O aluno pôde consolidar os conhecimentos teóricos e desenvolver a prática, que naturalmente torna-se um pouco diferente do esperado.

3.1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:

- organização e controle do arquivo;

- controle de retenção de notas fiscais;

- preparação de guias;

- elaboração de planilhas e documentos;

- conciliação bancária

- lançamentos e demonstrações contábeis

- assessoria aos clientes


4. OBSERVAÇÕES DA REALIDADE ORGANIZACIONAL

A Contabilidade é responsável pelo controle permanente do Patrimônio da empresa através da escrituração dos atos e fatos administrativos decorrentes de sua operação, registrados nos livros próprios (Diário, Razão, Caixa, etc).

Dentre suas obrigações, são destacadas a elaboração e análise das demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício - DRE, Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado - DVA) e planejamento. Para dar sustentabilidade e rapidez a todos os processos supracitados, os profissionais se utilizam de ferramentas e técnicas que colaboram com o seu trabalho, como informativos, sistemas de informação, internet e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com