TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Básico II Processos Sociais

Por:   •  18/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade Santa Maria

Bacharelado em Psicologia

Estagio Básico II  Processos Sociais

Leilane Cristina Oliveira

Ana Maria de Paula Estevam

Relatório de Visita Técnica

Cajazeiras-PB

Junho/2016

INTRODUÇÃO

O objetivo deste relatório é efetuar um relato da visita técnica em uma Política Pública, solicitado pela Faculdade Santa Maria. A visita foi programada, conforme solicitação,  entre os dias 17 e 20 de maio, do ano de 2016, em instalações do Centro de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, da cidade de Sousa – PB.

Segundo o CREPOP o CREAS:

Como sendo uma unidade estatal de abrangência municipal ou regional que constitui uma Política de Assistência Social que inclui os serviços de Proteção a Famílias e Indivíduos, com uma abordagem social, Proteção social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida, e de Prestação de Serviços à comunidade. Serviços de proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. (p. 20. 21).

        Através de estágio da visita técnica, os estudante poderão fazer um conexão da teoria com a pratica do profissional de psicologia, e a interdisciplinares dos profissionais, como também o funcionamento dos serviços prestados pelo CREAS ao indivíduos. Como o objetivo de enriquecer seu conhecimento sobre as áreas de atuação da Psicologia com a Assistência Social.

        O presente relatório, trata-se de uma descrição sobre visitas técnicas realizada no CREAS, com a observação da atuação do Psicólogo Carlos Alberto Medeiros e os casos atendidos pela equipe, como também o funcionamento do CREAS.  

        

DESENVOLVIMENTO

No dia 17 das 08:00 ás 10:00 horas,  ocorreu a primeira visita ao local do CREAS, constatou-se ser um local de fácil acesso pois está localizado no centra da cidade como também nas proximidades de todas as Políticas de Assistência Social. A estrutura física e composta por 4 salas sendo 1 sala dos profissionais, Psicólogo, Assistente Social, Advogado e Educadores, sala da coordenadora, sala de reunião, 1 banheiro, 1 cozinha e a recepção. A equipe do CREAS, é composta por 1 Psicólogo, 2 Assistentes Social, 1 advogada, 2 Educadores, 1 Auxiliar Administrativo, 1 Auxiliar de Limpeza e 1 Recepcionista. De início houve uma conversa inicial com os profissionais, os mesmo explicaram com era os horários, qual o trabalho desenvolvido pelo CREAS, e pelos menos, as demandas atendidas por eles. Os mesmo estavam organizando junto com a equipe de toda Assistência Social,  uma palestra em alusão ao Dia Nacional de combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes que será realizada no dia seguinte, para a população em geral. O psicólogo conta que  está atuando no CREAS a um mês e que a nova experiência na área da Assistência Social, está sendo enriquecedora, pois o mesmo só atuava na área clínica. O mesmo relata que em muitos casos ele percebe a interação de uma área para outra e que trabalha em uma Política de Assistência Social o profissional deve acima de tudo, atender as demandas que chegam no CREAS.

Segunda visita foi realizada no dia 18 das 15:00 ás 17:00, nesse dia a Secretaria de Assistência Social e as Políticas de Assistência Social CREAS, CRAS e o Conselho Tutelar promoveram na Câmara dos Vereadores uma palestra em prol ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a presença dos funcionários da Assistência Social em geral, representantes da Justiça, Delegada da delegacia da criança e adolescente, com o púbico presente de alunos da educação municipal, os adolescentes acompanhados pelo CREAS como também a população em geral. Foi exposto nas palavras dos todos os participantes da palestra a importância do combate ao abuso sexual infantil como de qualquer outra forma. Mensalmente é realizado o encontro com os adolescente acompanhados pelo CREAS, e os mesmo foram chamado a participar da palestra, pois o encontro seria realizado na palestras e os mesmo teriam que assinar a ficha de presença.

Terceira visita foi realizada no dia 19 das 08:00 ás 10:00,  o dia começa com os profissionais discutindo sobre os casos que estava ocorrendo a intervenções, como as visitas domiciliares, em particular o caso de duas idosas que tiveram os direitos negligenciados, de um menor que está sobre os cuidados da Instituição para Menores Abonados. Nesse dia houve uma conversar por parte dos Psicólogo explicando toda a parte burocrática da atuação do profissionais, ou seja, o que ocorre depois que ocorre a denúncia, no momento da denúncia ocorre o preenchimento de uma fica contento os dados pessoais da vítima, o motivo da denúncia, como também informações sobre a pessoa que estejam cometendo a negligencia logo após e explicado todos os procedimentos que serão realizados pelos profissionais, desde da visita domiciliar para constata o caso, como também as demais intervenções que serão feitas pelos profissionais, o psicólogos explica sua atuação na equipe do CREAS,  o mesmo mostra que todos documentos dos casos atendidos por eles, estão em um armário que só e acessado pela equipe, explica que diante de um caso novo, cada profissional realizada seu relatório individual sobre o caso, e que logo depois a equipe faz um relatório interdisciplinar, que há o acompanhamento tanto individual, com em grupos. Como também as fichas dos Adolescentes infratores mandados pela justiça para o comprimento das medidas socioeducativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (79 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com