TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagios Do Desenvolvimento

Trabalho Universitário: Estagios Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Fases do desenvolvimento da personalidade (Erik Erikson)

1) Confiança básica x Desconfiança – corresponde ao estágio oral freudiano. Atenção do bebe se volta para quem promove seu comportamento, que satisfaz suas ansiedades ou seja, a mãe. É assim que se estabelece a 1ª relação social do bebê. É sentindo falta da mãe que a criança começa a lidar com a força básica (neste caso a esperança). Quando a demora a aparecer cria-se esperança no seu retorno e assim ele compreende que objetos e pessoas existem embora fora do campo de visão. Com isso cria-se a confiança básica (a mãe retorna). Do contrário, surge a desconfiança básica. É importante que a criança conviva com pequenas frustrações, pois aprenderá a definir quais esperanças são possíveis de serem realizadas.

2) Autonomia x Vergonha/Dúvida – criança tem controle de seus movimentos musculares, direcionando suas energias às experiências ligadas as atividades exploratórias e à conquista da autonomia. Começa a compreender que não pode usar sua energia à vontade tendo que respeitar regras sociais, conservação e controle. Aceitação desse controle implica no aprendizado. Desse aprendizado surge o poder de julgamento, já que está aprendendo regras. O mais importante nesse estágio é os pais darem o grau certo de autonomia (se for demais a criança verá que não consegue, baixando sua alto estima. Se é exigido pouco ela tem a sensação de abandono e dúvida de suas capacidades.

3) Iniciativa x culpa – criança já tem confiança e autoestima agora falta associá-las a iniciativas. Quando ela já se sente capaz de realizar e planejar, ou seja, tem propósito; que podem deixar a criança fixada pela busca de determinadas metas (Complexo de Édipo) que são impossíveis. Assim, ficam se sentindo culpadas, criando fantasias para fugir da tensão. Propósito e iniciativa direcionados positivamente contribuem para a formação de responsabilidade.

4) Diligência x Inferioridade – período marcado pelo controle da atividade, tanto física quanto intelectual, no sentido de equilibrá-las às regras do método de aprendizado formal. A criança sente que adquiriu competência ao dedicar-se e concluir uma tarefa e sente que adquiriu habilidades.

5) Identidade x Confusão de Identidade – fase da chamada crise de identidade. Adolescente precisa de segurança frente a todas as transformações do período. Essa segurança é encontrada na sua identidade que foi construída por seu EGO nos estágios anteriores.

6) Intimidade x Isolamento – união de sua identidade com a de outra pessoa. Associação de um EGO com outro. É necessário um EGO seguro, forte e autônomo para aceitar o convívio com outro EGO sem se sentir anulado ou ameaçado. Quando isso não acontece a pessoa prefere isolamento.

7) Generatividade x Estagnação – preocupação c tudo que pode ser gerado, desde filhos até ideias e produtos. Fase que se sente que a personalidade foi enriquecida com os ensinamentos. Tem cuidado com a tradição e por ser mais velho pensa que tem alguma autoridade sobre os mais novos.

8) Integridade x Desespero – tempo de refletir, rever a sua vida, o que fez o que deixou de fazer. Entra em desespero ao ver a morte se aproximando. Na visão positiva a pessoa sente a sensação de dever cumprido. Há nesse estágio duas possibilidades: procurar novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com