TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia estágios de desenvolvimento

Tese: Psicologia estágios de desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Tese  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Elenque características marcantes das seguintes etapas de desenvolvimento - infância, adolescência, vida adulta e velhice (questões físicas e sociais).

INFÂNCIA -

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: crescimento físico mais lendo comparado a etapas anteriores, há diferenças no ganho de peso e altura entre meninos e meninas. O desenvolvimento motor permite a participação em um numero maior de atividades.

CARACTERISTICAS COGNITIVAS: É importante estimular a inteligencia pré-operatória é neste estagio que a criança já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo).

CARACTERISTICAS PSICOSSOCIAL: Formação do autoconceito evolui muito durante esta etapa se tornando mais realista. Importante a participação dos pais durante esta período, por exemplo, negociando regras e colocando limites.

ADOLESCENCIA -

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Um série de mudanças ocorrerá, como o início da puberdade e consequentemente o amadurecimento dos ovários/ espermatozoides etc.

CARACTERISTICAS COGNITIVAS: Aprendem a pensar e lidar com as ideias e também são capazes de administrarem problemas de forma organizada. Há também a logica dedutiva, quando se tornam mais evidentes os eventuais déficits de desenvolvimento intelectual.

CARACTERISTICAS PSICOSSOCIAL: A confusão de papeis é uma crise importante desse período. Exercício pleno da sexualidade, dos relacionamentos afetivos, escolha de uma profissão.

IDADE ADULTA-

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: No inicio da vida adulta a pessoa está no auge da força, energia e resistência. Porém, este crescente vigor se estabiliza, começando a decair por volta dos 45 anos de idade.

CARACTERISTICAS COGNITIVAS: O raciocínio do adulto se caracteriza por uma flexibilidade cognitiva que lhe possibilita interpretar as experiencias e dirigir sua ação.

CARACTERISTICAS PSICOSSOCIAL: Marcado por período de crises e transição. Mudanças no autoconceito e autoimagem, os papeis ( casamento, nascimento de filhos, divórcio, etc.) que o individuo assume têm muito importância.

VELHICE-

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Marcado pelas transformações físicas (órgãos vitais, no cérebro, nos sentidos e na sexualidade) em virtude do envelhecimento.

CARACTERISTICAS COGNITIVAS: Dificuldade maior em recordar eventos recentes. Por isso é extremamente importante manter o cérebro em alerta como, por exemplo, o uso de exercícios da cognição através da musica, da leitura, de cálculos e pelos contatos sociais.

CARACTERISTICAS PSICOSSOCIAL: A autoimagem negativa podem aparecer neste período e esses impactos dependem das experiencias anteriores da pessoa. Os contatos sociais e a atividade produtiva nesta etapa são importantes para a manutenção da saúde mental do idoso.

2- Descreva as principais ideias dos seguintes estudiosos do desenvolvimento humano (características/inovações de suas teorias, formas como categorizam as "etapas"/"estágios" da vida.

FREUD: Seu modelo para compreender a mente humana alterou a forma como pensamos sobre nós próprios, a nossa linguagem e a nossa cultura. E sua descrição da mente enfatiza o papel fundamental do inconsciente na psique humana e apresenta o comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interação de energias. A investigação sistemática desses problemas levou FREUD à criação da Psicanálise.

Segundo FREUD a função sexual existe desde o princípio da vida e seu desenvolvimento é longo e complexo e se estende ate chegar à sexualidade adulta. Na fase inicial de uma criança, ela passa pela FASE ORAL, pois é através da boca que a criança experimenta o mundo ex: ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, etc. Há também a FASE ANAL, o desejo e o prazer localizam-se nas excreções ex: brincas com massas e com tintas, amassar barro, comer coisas cremosas, etc. FASE FÁLICA, são nos órgãos genitais que primordialmente se localiza o desejo e o prazer. Nesta fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo do prazer, para as meninas, o pai. FASE LATÊNTE, há um intervalo na evolução da sexualidade. FASE GENITAL, o desejo e o prazer localizam-se em um objeto externo ao individuo e não mais no próprio corpo, ex: o outro.

ERIC ERICKSON: Nos primeiros 18 meses de vida, os bebes, experimentam a primeira crise que irão influenciar o desenvolvimento da personalidade por toda a vida: CONFIANÇA (na mãe ou no principal cuidador, mas para a confiança ser estabelecida é necessário um apego inicial seguro) X DESCONFIANÇA BÁSICA.

JEAN PIAGET: Sua teoria declara que o desenvolvimento intelectual é resultado de um intercâmbio dinâmico e ativo entre uma criança e seu ambiente. Ele foi um dos investidores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia.

Estágios do desenvolvimento: Sensório-motor (0-2 anos), percepção e movimentos o universo que a cerca (inteligência e sabedoria), ao longo deste estágio a criança deferência do mundo exterior ( físico e afetiva ). Pré-operatório (2-7 anos ), aparecimento da linguagem a aceleração do desenvolvimento do pensamento. Operações concretas ( 7-11 anos), pensamentos mais lógicos e racional, sentimento de pertença a um grupo cada vez mais forte. Operações formais (11-15 anos), capacidade de raciocínio por meio de hipóteses, período inicialmente com comportamentos antissociais, desejo de liberdade do adulto e necessidade de ser aceito.

GESELL: Sua teoria é a de que a hereditariedade promove o desenvolvimento em uma sequência pré-ordenada, como uma especie de cronograma, com algumas diferenças individuais. Seus primeiros trabalhos visaram o estudo do atraso mental nas crianças mais cedo percebeu que é necessário a compreensão do desenvolvimento normal para se compreender um desenvolvimento anormal.

Desenvolvimentos de GESELL, tem como referencia os seguintes pontos:

16 primeiras semanas - ganha o controle sobre os músculos da face ex: visão, audição, paladar, secção, deglutição e olfato.

16 a 28 semanas - desenvolve o comando dos músculos do pescoço. ex: o bebe tenta pegar objetos.

28 a 40 semanas - ganha controle do tronco e das mãos, começa a passar o objeto de uma mão à outra e demostra afeto.

40 a 52 semanas - o controle se estende as pernas e pés, permite pegar pequenos objetos e começa a falar.

2º ano - o bebe anda e corre, fala algumas palavras e frases com clareza, adquire o controle sobre a bexiga e o intestino.

3º ano - a criança usa frases claras tornando como meio de expressar seus pensamentos. Tem explosões de raiva.

5º ano - começa a fazer varias perguntas e começa a formar conceitos. Depende quase dela mesma nas rotinas domesticas.

6º ano - Fala sem emitir sons infantis e pode contar uma historia longa ou piadas simples.

...

Baixar como  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »