TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Adaptação Na Escola

Ensaios: Estratégias De Adaptação Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

As estratégias de ensino devem ser adaptadas as características do alunos.

NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. A atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.

Colocar em sala de aula desafios de montar palavras, fertilizar a imaginação, trabalhos em grupos que as próprias crianças discutem as suas idéias socializem com os colegas. As crianças possuem necessidades sociais e buscam outras crianças para a realização de suas atividades lúdicas. Esse processo permite que os sentimentos egoístas cedam lugar aos sentimentos de companheirismo. O desenvolvimento social envolve um procedimento de aumentar na criança a capacidade de agir, interagir e reagir afetivamente com as outras crianças e consigo mesmo. Um aspecto importante a ser considerado é a formação do autoconceito, o qual parte do princípio do que a criança sente e vê de que é capaz e do que não é capaz, percebe o certo e o errado, o bom e o ruim, possibilitado, de certa forma, através do jogo social. Deste modo, a partir do momento que a criança aprende sobre si mesmo, está em condições de participar de jogos e competições, pois está emocionalmente em condições de perceber o grupo e as demais pessoas.

O caso de um aluno que, ao contrário dos colegas, ainda não aprendeu a escrever. Se isso acontece o professor deve investigar o que a criança já sabe em relação à escrita e, a partir daí, traçar uma meta de aprendizagem. “Saber que ele precisa ser alfabetizado é muito pouco, muito amplo, e não nos aponta um caminho. Por outro lado, verificar que, embora não escreva da forma convencional, faz tentativas de escrita utilizando as letras que compõem seu nome, já nos aponta uma meta possível de ser alcançada neste primeiro momento. Nesta situação é preciso estimular o estudante a ampliar seu repertório de letras. Isso pode ser feito, por meio da apresentação dos nomes dos colegas, para que perceba a existência de outras letras e reflita sobre a melhor forma de utilizá-las.

Em outros casos flexibilizar os meios para realizar certas atividades, lançando mão de mais recursos sonoros, visuais ou táteis, por exemplo. No caso de um projeto que propõe a produção de um livro de animais para crianças, objetivos que visam a sistematização da escrita, a construção de procedimentos do escritor relativos ao texto informativo, a escrita das palavras já fazendo uso de muitas regras de ortografia, entre outros. Para aqueles alunos que ainda estão em fase de construção da compreensão das regras do sistema alfabético, podemos ter como meta os avanços que estes alunos podem estar escrevendo os nomes dos animais, observando e analisando.todos os alunos precisam aprender e construir procedimentos e posturas condizentes com a condição de estudantes. É preciso conhecer os pontos fracos e fortes dessa criança para fazê-la avançar pelos meios mais adequados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com